sexta-feira, 6 de maio de 2016

Os 5+: Filmes de Máfia



Quem não gosta de um bom filme de máfia? Apesar dos protagonistas quase sempre serem os bandidos, é difícil não simpatizar com esses carismáticos anti-heróis. Como não gostar de personagens como Don Corleone, Tony Montana e Henry Hill? Sem falar na grande contribuição que esses filmes deram para a história do cinema e da cultura pop.
Resolvemos fazer então uma lista com os melhores longas do gênero na nossa humilde opinião. Confira abaixo:




5° Scarface


Lançado em 1983, o filme é um remake de Scarface de 1932, com a diferença que o protagonista que na versão antiga era italiano é agora cubano. O longa dirigido por Brian De Palma e estrelado por Al Pacino conta a história de Tony Montana, um imigrante de Cuba, que cria um verdadeiro império do crime em Miami.
Scarface foi indicado para 3 Globos de Ouro, incluindo melhor ator (Al Pacino), melhor ator coadjuvante (Steven Bauer) e melhor trilha sonora. Sem falar que o filme se tornou um ícone da cultura pop, “ Say hello to my little friend” que o diga!





4° Os Intocáveis


Também dirigido por Brian de Palma, Os Intocáveis foi lançado quatro anos depois que Scarface. O filme conta a história real de um grupo de policiais liderados por Elliot Ness, que tem como missão incriminar o mafioso Al Capone.
O longa possui momentos marcantes, como por exemplo a cena do carrinho de bebê caindo da escada em meio a um tiroteio (baseado no clássico Encouraçado Potemkim), além da trilha sonora marcante do mestre Ennio Morricone. Os Intocáveis foi indicado a 4 Oscars e venceu na categoria melhor ator coadjuvante (Sean Connery).



3° Os Bons Companheiros


Dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci, o filme conta a história de ascensão e queda de três amigos no mundo da máfia. O longa apresenta uma visão muito profunda da máfia nos EUA, fazendo o expectador mergulhar de cabeça naquele mundo. A direção de Scorsese tem papel vital nessa imersão, com seus planos sequências e enquadramentos inteligentes o cineasta mostra muito bem todas as singularidades da organização criminosa. Sem falar da brilhante atuação de Joe Pesci, a melhor de sua carreira, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante.
  Além do Oscar de Pesci, Os Bons Companheiros foi indicado em mais quatro categorias: Melhor diretor, melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante (Lorraine Bracco). O longa ainda venceu 5 BAFTAs e o Leão de Prata do Festival de Veneza.





2° Era uma Vez na América


Lançado em 1984 e dirigido por Sergio Leone, Era uma Vez na América é uma coprodução entre Itália e EUA. O filme conta a história de um grupo de garotos judeus americanos que se unem para cometer pequenos crimes e com o passar do tempo se tornam grandes mafiosos. O longa é sem dúvida o filme de máfia mais artístico da história do cinema, com uma estética impecável na direção e na fotografia. Era uma Vez na América é um verdadeiro épico de máfia, que acompanha a desenvolvimento dos garotos ao mesmo tempo em que o crime organizado começa a florescer nos EUA em virtude da Lei Seca. Some ainda a grande atuação de Robert De Niro no papel de Noodles, e temos, portanto, uma verdadeira obra prima.
O filme venceu 2 BAFTAs, melhor figurino e melhor e trilha sonora, e foi indicado em outras 3 categorias, melhor atriz coadjuvante (Tuesday Weld), melhor diretor e melhor fotografia.





1° O Poderoso Chefão: Partes I e II


Decidi colocar os 2 primeiros filmes da trilogia juntos para “liberar vaga para mais um filme”, caso contrário as 2 primeiras partes da trilogia iriam dominar esta lista. Quando se fala em filme de máfia invariavelmente o que se vem à cabeça de 10 entre 10 cinéfilos é Poderoso Chefão, que tem em suas duas primeiras partes duas obras primas (o 3° filme é muito bom, mas não se compara aos primeiros).
Para quem não conhece a história, os filmes narram a saga de ascensão ao poder de Michael Corleone ao cargo de chefe de uma das famílias mafiosas mais poderosas dos EUA. Com inúmeros momentos icônicos, como a frase: “Leave the guns, take the cannolis”, e a famosa cena em que Vitto Corleone faz carinho em um gato enquanto discute os pedidos que recebe dos seus “afilhados”, os filmes se tornaram um verdadeiro fenômeno da cultura pop.
Sem falar nos vários prêmios recebidos. Poderoso Chefão parte I concorreu ao Oscar em 9 categorias, vencendo como melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado. Enquanto o 2° filme também foi indicado em 9 categorias e venceu em 6 delas: Melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (De Niro), melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor trilha sonora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário