sábado, 18 de março de 2017

Os 5+: Filmes de Steven Spielberg


Reconhecido como um dos diretores de maior sucesso em Hollywood, Spielberg já ganhou 2 Oscars de melhor direção, além de ter emplacado vários filmes aclamados pelo público e pela crítica. Além disso, o cineasta também se destaca pela sua grande versatilidade, sendo capaz de fazer desde divertidos blockbusters, até filmes mais dramáticos e sérios.  Spielberg obteve êxito em praticamente todos os gêneros em que transitou ao longo da carreira, produzindo grandes filmes de aventura, ficção científica, guerra, suspense e drama.

Por conta da sua extensa filmografia (mais de 30 filmes como diretor), e da elevada qualidade da maioria das suas obras, a tarefa de escolher os 5 melhores filmes do cineasta não foi nada fácil. No entanto, topamos o desafio e resolvemos fazer os 5+ do diretor! Confira abaixo!





5° TUBARÃO (1975)



A história do filme gira em torno da caçada a um tubarão que anda apavorando uma turística e tranquila cidade litorânea dos EUA. Depois de atacar várias pessoas que se banhavam nas praias da cidadezinha, um xerife, um especialista em tubarões e um pescador maluco decidem partir em uma jornada em alto mar para capturar a temida criatura.

Filme que alçou o diretor ao estrelato, Tubarão é um dos filmes mais revolucionários e influentes da história da sétima arte. O longa é considerado o 1° blockbuster de Hollywood, tendo levado quase 250 milhões de pessoas ao cinema em todo o mundo. Além disso, Spielberg inovou na linguagem, ao mostrar o tubarão pouquíssimas vezes durante o filme, fato que aliado com a marcante trilha sonora de John Willians ajudou a criar um suspense aterrorizante.

O longa venceu 3 Oscars, nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Som. Além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme.





4° E.T (1982)


O longa conta a história de amizade entre o menino Elliot e um extraterrestre perdido no planeta terra. Elliot ajuda o ET a fugir das autoridades americanas que estão atrás dele para realizar experimentos científicos.

Apesar da história aparentemente simples, E.T é um filme extremamente divertido, emocionante e bonito. Contando com umas das cenas e das falas mais emblemáticas da história do cinema. Afinal, quem não se lembra da cena da bicicleta com a lua de fundo, e do E.T falando: “E.T go home”?

Além de ter sido um enorme sucesso de bilheteria, sendo o 2° filme a ultrapassar a marca de 700 milhões de dólares de arrecadação, E.T também foi aclamado pela crítica. Tendo recebido 4 Oscars nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Som. Além de ter sido indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Roteiro Original e Edição.





3° PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (2002)


O filme conta a história real de Frank Abgnale Jr (Leonardo DiCaprio)., um golpista americano que praticava fraudes financeiras e se passava por outras pessoas.  A trama gira em torno dos truques de Abganle e do jogo de gato e rato entre ele o policial Carl Hanratty (Tom Hanks), que passa todo o filme tentando captura-lo.

Apesar de não ter tido uma grande bilheteria e muito menos ter sido indicado a grandes prêmios, Prenda-me Se Fo Capaz é um filme que consegue mesclar muito bem comédia com drama, com um roteiro muito afiado e com um grande elenco que inclui além de DiCaprio e Hanks, Christopher Walker, Martin Sheen e Amy Adams.

O filme é certamente um dos mais divertidos e interessantes trabalhos do diretor, e merecia um maior reconhecimento da academia. Sendo que foi indicado “apenas” em 2 categorias: Melhor ator coadjuvante para Christopher Walken, e Melhor Trilha Sonora. No entanto, o longa é muito bem avaliado em sites que agregam críticas de filmes, tendo 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.





2° O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)



O filme que se passa durante a segunda guerra mundial, conta a história de um pelotão do exército americano que desembarca na Normandia com a missão resgatar o soldado James Francis Ryan.

Quem acompanha o Grillo Review sabe que para nós O Resgate do Soldado Ryan é o Melhor filme de guerra da história, tendo ficado em 1° lugar nos 5+ Filmes de Guerra. E não para menos, o longa tem tudo que um bom filme de guerra deve ter, emoção, personagens carismáticos, drama e principalmente grandes cenas de combate. E aliás, grandes cenas de combate é o que não falta no filme. A sequência inicial do desembarque das tropas americanas sendo recebidas a bala pelo exército inimigo já se tornou icónica. O filme criou um novo padrão de como se fazer filmes de guerra, utilizando muito da violência brutal, ação alucinante e da ausência de som para atenuar o drama dos personagens. Enfim, quase 100% dos filmes de guerra que vieram na sequência seguiram essa fórmula.

Além de ter sido um sucesso de bilheteria, O Resgate do Soldado Ryan recebeu grande reconhecimento da crítica e também da academia. Tendo sido indicado a incríveis 11 estatuetas e tendo vencido 5 delas: Melhor Diretor, Fotografia, Edição, Edição de Som e Mixagem de Som.






1° A LISTA DE SCHINDLER (1993)



O filme conta a história real de como o empresário alemão Oskar Schindler ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus durante a segunda guerra mundial.

Essa é sem dúvidas a obra prima de Spielberg. É o filme mais artístico, emocionante e impactante do diretor. E olha que isso não é pouca coisa, já que estamos falando de um dos maiores cineastas da história de Hollywood. Com uma fotografia impressionante, em preto e branco, mas com alguns objetos vermelhos, o filme é uma aula de estética. A menina de casaco vermelho em meio a todo o resto em preto e branco é uma imagem poderosíssima, que certamente ficou eternizada. Sem falar no alto componente dramático da trama, criado pela magistral direção de Spielberg e também pelas grandes atuações de Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley.

Esse foi o filme mais premiado do diretor, tendo sido indicado a 12 Oscars e  tendo vencido em 7 categorias: Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Edição, Fotografia e Direção de Arte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário