Lançado no ano de 1948, Ladrões de Bicicleta é um dos mais famosos integrantes do Neo-realismo Italiano. Movimento que tinha como principal característica uma
abordagem extremamente realista e crua da pobreza e das dificuldades que o povo italiano enfrentava em consequência da segunda guerra mundial.
abordagem extremamente realista e crua da pobreza e das dificuldades que o povo italiano enfrentava em consequência da segunda guerra mundial.
Apesar de ser uma trama bem simples, o filme prende a atenção do início ao fim. O diretor,Vittorio De Sica, coloca o expectador no lugar daquele pai de família desesperado em busca da bicicleta, em busca da sobrevivência. As atuações do pai e do filho são excelentes. Ricci, interpretado por Lamberto Maggiorane, consegue passar muito bem a imagem do homem médio italiano do pós-guerra que busca diariamente a sobrevivência. Mas o destaque do filme fica com a grande atuação do seu filho, o garoto Bruno
interpretado por Enzo Staiola, que rouba a cena, principalmente na brilhante
e surpreendente cena final. O fato de Maggiorane e Staiola não serem atores profissionais impressiona ainda mais, Maggiorane inclusive trabalhava como operário antes de fazer o filme. De Sica escolheu propositalmente pessoas do povo para os papeis, tudo para dar mais autenticidade ao filme, característica do Neo-realismo Italiano.
Segue abaixo o trailer do filme:
Nenhum comentário:
Postar um comentário