A exemplo do futebol americano, o boxe é um esporte que sempre rendeu excelentes filmes. Muito devido a sua popularidade nos EUA, Hollywood sempre se interessou por contar histórias de boxeadores e mostrar nas telonas o que só se via nos ringues. Seja pela narrativa em que o boxe serve de metáfora para as batalhas da vida, seja pelo simples prazer de se ver uma emocionante luta, é difícil encontrar alguém que não goste de filmes de boxe, mesmo quem não é fã do esporte.
Separamos para você quais são na nossa opinião os melhores filmes do gênero. Confira!:
5° A Luta pela Esperança (2005)
Dirigido por Ron Howard e protagonizado por Russel Crowe, que já haviam trabalhado juntos no bem-sucedido Uma Mente Brilhante, A Luta pela Esperança narra a história real do boxeador James J. Braddock, que luta para voltar aos ringues ao mesmo tempo em que tem de lidar com a pobreza causada pela depressão de 1929. Além de ter excelentes cenas de lutas, o longa conta com um grande componente dramático, que engrandece e torna a história ainda mais emocionante. De quebra o filme também tem uma bela atuação do grande Russel Crowe, além de uma excelente interpretação de Paul Giamatti que chegou até a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
O filme foi indicado a 3 Oscars, 2 Globos de Ouro, 1 BAFTA e 2 SAGs, tendo vencido o SAG de melhor ator coadjuvante.
4° O Vencedor (2010)
Dirigido por David Russel e protagonizado por Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams, o filme conta a história real do pugilista Mick Ward (Wahlberg) e seu irmão Dick Eucklund (Bale). Ward sonha em se tornar campeão mundial, e para isso conta com a ajuda do irmão que já foi um grande lutador e inclusive nocauteou Sugar Ray Leonard, mas entrou em declínio devido ao seu vício em crack. A doença do irmão e problemas com o restante da família tornam o sonho de Ward algo mais distante, no entanto ao começar um relacionamento com Charlene Fleming (Adams), o boxeador decide se focar para buscar o sonhado cinturão.
Além de boas cenas de luta, o filme tem uma grande história de superação, tanto de Ward, quanto do seu irmão. Mas os destaques do longa ficam por conta das brilhantes atuações de Christian Bale e Melissa Leo( como a mãe de Ward) sendo que ambos receberam o Oscar pelas interpretações. A performance do ator galês ficou marcada pela impressionante transformação física, Bale emagreceu a ponto de ficar irreconhecível, se assemelhando muito a um usuário de crack
3° Menina de Ouro (2004)
Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Hilary Swank, o filme conta a história de Maggie Fitzgerald (Swank), uma boxeadora talentosa treinada pelo carrancudo Frankie (Eastwood). Tudo parece ir bem até que Maggie sofre um duro golpe da vida (não vou me alonga nessa parte para evitar spoilers).
Esse é sem dúvida o filme mais emocionante e triste dessa lista, que além da grande direção e atuação de Eastwood, conta com uma primorosa interpretação da Hillary Swank, que já havia demostrado grande talento anteriormente no excelente “Meninos Não Choram”.
O longa venceu 4 Oscars, nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Além de 2 Globos de Ouro e 2 SAGs.
2° Franquia Rocky
Pensar em filme de boxe sem pensar em Rocky é impossível. A franquia de Silvester Stallone marcou época e popularizou de vez o pugilismo no cinema. Os filmes se tornaram extremamente marcantes, pela alta dose de lutas memoráveis, e pela bela história de superação e momentos que ficaram imortalizados na cultura pop (como por exemplo as cenas da escadaria, do treinamento com a carne e a famosa fala: “Adrian!!!”).
Rocky é sem dúvida a representação mais memorável do boxe em termos de espetáculo nas telonas. O espírito dos ringues foi fielmente transportado para o cinema através de Stallone.
O primeiro filme da série, “Rocky, um Lutador”, conquistou a incrível façanha de receber o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor, além de 1 Globo de Ouro.
1° Touro Indomável
Se Rocky transportou o espetáculo dos ringues para o cinema, Touro Indomável trouxe as telas um aspecto mais cru e violento do esporte. Reconhecido em várias listas, como um dos maiores filmes da história, o longa transcende o gênero de filme esportivo, se tornando um exemplo de excelência como filme de drama e também de cinema de arte. A fotografia em preto e branco, as grandes lutas, a brilhante direção de Scorsese e a estupenda atuação de De Niro, fazem da adaptação da história real do boxeador Jake LaMotta no melhor filme de boxe da história do cinema.
Touro Indomável foi agraciado com 2 Oscars, Melhor Ator (De Niro) e Melhor Edição, além de 2 BAFTAS e 1 Globo de Ouro
Nenhum comentário:
Postar um comentário