segunda-feira, 4 de abril de 2016

Batman x Superman: A Origem da Justiça




O tão aguardado 1° crossover da DC nos cinemas saiu, e dividiu muito as opiniões. Entendo e até concordo em alguns pontos com o time dos “haters”, mas de maneira alguma essas “falhas” chegam a comprometer o filme. Batman x Superman: A Origem da Justiça consegue muito bem entregar o que promete.

Vamos começar pelos pontos negativos. O que de fato mais me incomodou no filme foi o personagem do Lex Luthor. Jesse Eisenberg não convence no papel, sua atuação soa um tanto quanto forçada, principalmente quando ele tenta aparentar uma certa loucura. Há algumas boas cenas do vilão, como no diálogo com a senadora, no entanto, Luthor está muito
descaracterizado, não se parece em nada com o personagem real. Parece que o diretor e os roteiristas tentaram fazer uma versão moderna de Lex baseada nos gênios milionários do vale do silício. Talvez até por esse motivo Eisenberg tenha sido escolhido para o papel, visto que ele viveu Zuckerberg no filme a A Rede Social.

Outro ponto que não me agradou foi a solução que eles deram para a resolução do conflito entre o Batman e o Superman. Apesar do diretor dar pistas dessa resolução desde o começo do filme, me pareceu um tanto quanto forçada. O Batman que é retratado como um cara amargurado e duro se desarma muito facilmente e rapidamente. Poderiam ter trabalhado melhor essa questão.

Falando ainda sobre esse Batman mais “sangue nos olhos”, Ben Affleck foi uma grata surpresa nesse filme. Ele consegue realmente convencer como Bruce Wayne e Batman. Esse é um homem morcego diferente dos outros do cinema. Os dramas que ele viveu no passado o transformaram em um cara mais frio, mais bruto, sem misericórdia dos adversários. Batman não tem limites para conseguir o que quer, chegando inclusive a torturar bandidos, agindo quase como uma espécie de Capitão Nascimento.

O contraste entre o Batman e o Superman foi uma coisa que funcionou muito bem. De um lado um Homem de Aço inexperiente, porém elevado à categoria de deus, representando a esperança. E de outro lado um Homem Morcego experiente, porém apenas um humano, representando as trevas. O embate entre os dois, muito aguardado pelos fãs, não decepciona. A batalha entre os heróis é sensacional, e cumpre muito bem a promessa de um embate épico.

Ainda falando sobre as cenas de luta e de ação, esse é um dos pontos altos do longa. O diretor Zack Snyder como de costume não decepciona nesse aspecto. O visual exuberante do filme combinado com uma ação frenética faz dos embates Batman x Superman e da luta contra o Apocalipse o melhor do filme. Snyder parece ser o cara certo para conduzir o universo da DC nos cinemas, sua experiência em trabalhos bem-sucedidos em filmes do gênero trazem um ar de HQs muito forte aos seus filmes.

Quanto aos outros heróis da futura Liga da Justiça, os mesmos são inseridos muito bem na história. Uma das principais chances desse filme dar errado era a história se perder com tantos personagens. No entanto, a apresentação dos mesmos foi muito boa. A Mulher Maravilha aparece pouco, quase não tem falas, porém está muito bem no ato final do filme. A ideia foi dar apenas um gostinho da personagem, gerar curiosidade dos expectadores e criar alguns ganchos para o filme solo da heroína. Sobre os outros membros do futuro grupo de heróis, todos foram brilhantemente apresentados em uma única cena, e novamente o gancho para os futuros filmes e a instigação dos fãs foram muito bem trabalhados.

É por isso que Batman x Superman: a Origem da Justiça é sim um filme de super-heróis muito bom. Apesar de algumas falham, a experiência do expectador não é comprometida de forma alguma. O filme cumpriu o seu papel de apresentar esse embate épico entre dois dos maiores heróis dos quadrinhos e ainda por cima conseguiu criar um promissor embrião do universo da DC nos cinemas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário