OSCAR 2017

MELHOR DIRETOR E FILME


Principais categorias do Oscar, quem leva alguma dessas estatuetas leva para casa um selo de qualidade máxima. Apesar da academia ter cometido uma série de injustiças nessas categorias ao longo da história, é fato que ter na capa de um DVD a informação que aquele filme ganhou o Oscar de melhor longa metragem ou direção, é meio caminho andado para o expectador decidir ver esse filme ao invés de outro que não  tenha ganhado algum desses prêmios.



MELHOR DIRETOR
Indicados:
Berry Jenkins (Moonlight)
Damien Chazelle (La La Land)
Denis Vileneuve (A Chegada)
Kenneth Lonergan (Manchester a beira mar)
Mel Gibson (Até o Último Homem)



QUEM MERECE GANHAR?
Empate técnico. Tanto Damian Chazelle, quanto Barry Jenkins merecem a estatueta de melhor diretor. Apesar das abordagens completamente opostas, ambos fizeram trabalhos incríveis em seus filmes. Chazelle soube muito bem unir a energia de um bom musical dos anos 50, uma estética exuberante e uma história emocionante. Enquanto que Jenkins realizou com maestria um filme poético, sensível e muito bonito sobre a busca pela identidade. Qualquer um dos dois que receber a premiação, o Oscar estará certamente em boas mãos.




QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

O empate técnico será decidido pelo filme que a academia gostou mais, e esse é certamente La La Land. Soma-se ainda o fato do diretor ter vencido todas as principais premiações que antecedem o Oscar. Portanto, é quase certo de Chazelle deverá levar a estatueta de melhor diretor.



QUEM CORRE POR FORA?



Se Chazelle não ganhar o Oscar, o que é muito difícil, quem deverá ganhar é justamente Barry Jenkins. Dificilmente outro diretor poderá entrar na briga com os dois pela estatueta.




MELHOR FILME
Indicados:
A Chegada
Um Limite Entre Nós
Até o último Homem
A Qualquer Custo
Estrelas Além do Tempo
La La Land
Manchester a beira mar
Moonlight


QUEM MERECE GANHAR?

Apesar de La La Land ser um excelente filme, o melhor longa entre os indicados é Moonlight. O filme é cinema na sua forma mais pura, abusa da linguagem cinematográfica, com belas e inteligentes metáforas visuais, além da deslumbrante fotografia. É um filme difícil de se ver, belo, lírico, sensível e de uma beleza incomparável.




QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

A maior barbada do Oscar 2017 é que La La Land vai ganhar como melhor filme. Os indícios são muitos. Primeiro porque é um filme que homenageia a indústria cinematográfica, algo que a academia adora. Segundo porque é o recordista de indicações da premiação, 14 nomeações. Indicando que os votantes do Oscar adoraram o longa, para não dizer que já não é um dos filmes favoritos deles (O próprio Tom Hanks disse que La La Land é o melhor filme que ele já viu na vida. Exagero? Com certeza sim, mas reflete bastante o gosto dos jurados da academia). E por último porque o filme levou todos os prêmios que servem de termômetro para o Oscar.



QUEM CORRE POR FORA?


Além do já citado Moonlight, outro filme que pode surpreender e roubar a estatueta de La La Land é Manchester a beira mar. O drama tem alguns elementos que a academia gosta, como uma história triste apoiada por grandes atuações, além de ser um belo filme. Portanto, caso os jurados resolvam surpreender, Moonlight ou Manchester a beira mar podem levar o Oscar de melhor filme




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




MELHOR ATOR E ATRIZ



Duas das principais categorias do Oscar, quem vence a estatueta como Melhor Ator ou Melhor Atriz fica eternizado na história do cinema. Grandes interpretes e outros não tão grandes assim já ganharam a estatueta dourada, mas o fato é que ela muda para sempre a carreira de quem a ganha. Para um jovem ou desconhecido ator, ela abre portas. Para um ator de renome ela é a assinatura, o carimbo de uma grande carreira, que o diga Leonardo DiCaprio. O fato é que ninguém é indiferente ao maior prêmio de atuação do cinema mundial.


MELHOR ATOR
Indicados:
Andrew Garfield (Até o Último Homem)
Casey Affleck (Manchester a beira mar)
Denzel Wasington (Um Limite Entre Nós)
Ryan Gosling (La La Land)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)



QUEM MERECE GANHAR?

Apesar da categoria contar com concorrentes de alto nível, é indiscutível de Casey Affleck teve a melhor atuação entre os indicados. O protagonista de Manchester a beira mar, impressiona pela sua interpretação fria, contida e ao mesmo tempo cheia de tristeza e melancolia.



QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

Apesar dos recentes rumores de que Affleck estaria envolvido em um escândalo de abuso sexual, o prêmio de melhor ator deve ficar com o ator. É fato que a academia também leva em consideração questões políticas nas suas premiações, haja visto o aumento do número de negros indicados após o Oscar so White do ano passado. No entanto, apesar da parte politicamente correta poder atrapalhar, se for seguida a tendência dos principais prêmios que antecedem o Oscar não haverá dúvidas de que Casey Affleck levará a estatueta para casa.


QUEM CORRE POR FORA?
Se tem alguém que pode tirar o Oscar de Casey Affleck, essa pessoa é Denzel Washington. O ator de Um Limite Entre Nós venceu a premiação do sindicato de atores, o SAG, é aparece como um forte postulante a estatueta. Apesar da grande atuação de Affleck, se Denzel Washington vencer não será nenhuma injustiça, pois o ator teve uma bela e comovente interpretação na pele de um ex jogador de baseball que se tornou um catador de lixo.



MELHOR ATRIZ
Indicadas:
Emma Stone (La La Land)
Isabelle Huppert (Elle)
Maryl Streep (Florence: Quem é Essa Mulher?)
Natalie Portaman (Jackie)
Ruth Negga (Loving)


QUEM MERECE GANHAR?

A melhor atuação, a mais visceral, impactante e forte interpretação é sem dúvidas a da francesa Isabelle Hupert em Elle. A atriz é praticamente dona do filme (que deveria estar concorrendo como melhor filme estrangeiro), ela tem uma atuação cheia de camadas, fazendo da sua personagem uma das mais interessantes dos últimos tempos. É uma interpretação muito poderosa, que causa reflexão no expectador a respeito de temas polêmicos como feminismo, estupro, desejo feminino e fetiches sexuais.



QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

Apesar de Huppert ter vencido o Globo de Ouro na categoria, dificilmente a academia vai premiar uma estrangeira. Ainda mais quando se tem Emma Stone no páreo. A atriz levou todos os principais prêmios pré Oscar,  e é praticamente barbada que vá ganhar a estatueta. Apesar de ser uma boa performance, e a indicação ser mais do que justa, a atriz está atrás das atuações de Natalie Portman e principalmente de Isabelle Huppert.



QUEM CORRE POR FORA?


Além da já citada Huppert, Natalie Portman é outra que pode surpreender e levar a estatueta. A atriz surgiu como franca favorita antes da temporada de premiações começar, no entanto, o seu favoritismo acabou não resultando em prêmios. Apesar disso, Portman fez um grande trabalho dando vida a ex primeira dama americana Jaqueline Kennedy, e não seria nenhuma injustiça se ela levasse para casa a estatueta.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL E ADAPTADO


A alma de todo grande filme reside no seu roteiro. De nada adianta uma grande direção, se o texto não for bom. A história vai permear todo o restante dos elementos fílmicos: atuação, direção, fotografia e etc. Portanto, um bom roteiro é a pedra fundamental de qualquer filme que se preze.


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Indicados:

20th Century Women
A Qualquer Custo
La La Land
Manchester a beira mar
O Lagosta



QUEM MERECE GANHAR?


Disparado o roteiro mais original e bem escrito da lista de indicados é o de O Lagosta. O filme apresenta uma história bem diferente, onde as pessoas são obrigadas a encontrar um companheiro(a) amoroso(a),  e caso fiquem solteiros serão transformados em um animal da sua escolha. Além da premissa diferente e interessante, o roteiro é altamente metafórico, com inteligentes críticas sociais e diálogos muito bem escritos.



QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?


Apesar de ter um bom roteiro, La La Land não impressiona pelo texto. O filme impressiona em uma série de outros fatores, como direção, fotografia, trilha sonora e coreografia, mas não pelo roteiro, definitivamente não. Mesmo assim, o filme de Damian Chazelle também deve levar mais essa estatueta. Levando em consideração que La La Land ganhou como melhor roteiro nas principais premiações que antecedem o Oscar, o prêmio de roteiro original deverá se repetir na premiação da academia.



QUEM CORRE POR FORA?


Além do já citado O Lagosta, outro que corre por fora na corrida pela estatueta é Manchester a beira mar. O filme ganhou o BAFTA na categoria e pode surpreender o favorito La La Land






MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Indicados:

A chegada
Um Limite Entre Nós
Estrelas Além do Tempo
Lion
Moonlight



QUEM MERECE GANHAR?

Essa é outra categoria do Oscar bem disputada e equilibrada. Há pelo menos 3 filmes com chances reais de levar a estatueta. No entanto, quem está um degrau acima dos demais é Moonlight. Baseado em um livro, o roteiro do filme apesar de não ser mirabolante, é muito bem escrito e redondo. É um roteiro que desenvolve o seu protagonista com maestria, por isso merece o Oscar.



QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

Como dito anteriormente a disputa está entre 3 filmes, com ligeiro favoritismo para Moonlight. No entanto, A Chegada e Um Limite Entre Nós também tem grandes chances de levar a estatueta


QUEM CORRE POR FORA?

Enquanto que A Chegada apresenta um roteiro mais sofisticado e com um bom plot twist, Um Limite Entre Nós se destaca pelos diálogos muito bem escritos. Se um desses ganhar como roteiro adaptado, não será nenhuma injustiça.







--------------------------------------------------------------------------------------------------



MELHOR ATOR E ATRIZ COADJUVANTES



Apesar de obviamente não ser a mesma coisa que ganhar um Oscar de ator ou atriz principal, a premiação ou até mesmo a indicação como coadjuvante não deixa de ser um marco na carreira de qualquer interprete.

Confira abaixo os nossos palpites e opiniões sobre essas premiações:

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Indicados:
Dev Patel (Lion)
Jeff Bridges (A Qualquer Custo)
Lucas Hedges (Manchester a beira mar)
Marhershala Ali (Moonlight)
Michael Shannon (Animais Noturnos)



QUEM MERECE GANHAR?

Dentre as atuações coadjuvantes indicadas, a mais impactante e sensível é sem dúvidas a de Marheshala Ali. Apesar do pouco tempo em cena, o ator só aparece no primeiro ato do filme, Ali impressiona pela complexidade e pelas nuances que dá ao personagem. Desconstruindo o estereótipo do malandro , com uma atuação cheia de camadas.


QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

O Oscar deve fazer justiça e dar a estatueta para Marhershala Ali. Além da grande atuação, Ali venceu a maioria dos principais prêmios que antecedem a premiação da academia, o que historicamente se mostra um termômetro bem confiável para prever o vencedor do Oscar.


QUEM CORRE POR FORA?

Apesar de ter vencido a maioria das premiações pré-Oscar, Ali não ganhou o BAFTA, um dos prêmios mais importantes do cinema mundial. A premiação britânica deu a troféu pra Dev Patel de Lion. Por isso, há uma chance remota de Patel levar Oscar. Além dele, Jeff Bridges de A Qualquer Custo também pode aprontar e surpreender levando o Oscar. O ator tem uma interpretação bem marcante, fazendo um xerife carismático cheio de maneirismos. Interpretação e personagem bem parecidos com Michael Shanon em Animais Noturnos, no entanto, devido a academia ter esnobado o filme de Tom Ford, Shannon tem pouquíssimas chances.





MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Indicadas:
Michelle Willians (Manchester a beira mar)
Naomi Harris (Moonlight)
Nicole Kidman (Lion)
Ocatavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
Viola Davis (Um Limite Entre Nós)



QUEM MERECE GANHAR?

Essa é sem dúvida umas das categorias mais equilibradas do Oscar 2017. Não há uma atuação muito acima das demais. No entanto, Naomi Harris de Moonlight está um degrau acima das outras indicadas. Com uma atuação forte e impactante, a atriz passa com maestria toda a angustia e desespero da personagem. Há cenas memoráveis dela com o filho e com o personagem de Marhershala Ali.


QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

Levando em conta as principais premiações que antecedem o Oscar, não há muitas dúvidas de que Viola Davis deverá levar a estatueta. Não será nenhuma injustiça se a atriz ganhar, visto que a mesma tem uma atuação impressionante em Um Limite Entre Nós, no entanto, para o Grillo Review Naomi Harris conseguiu ser ainda melhor.



QUEM CORRE POR FORA?

Além da já citada Naomi Harris, Michelle Willians também corre por fora na briga pelo Oscar de atriz coadjuvante. Se Michelle Willians vier a ganhar a estatueta não será nenhum absurdo. Apesar do pouco tempo em cena, a atriz emociona nas cenas junto com Casey Affleck em Manchester a beira mar




-----------------------------------------------------------------


FOTOGRAFIA E EFEITOS VISUAIS

Apesar de não se equipararem em importância com o big five do Oscar (Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz), a Fotografia e os Efeitos Visuais são categorias muito importantes e conceituadas da premiação. Afinal, são elas que juntamente com a Direção, Direção de Arte, Figurino e Maquiagem, ditam toda a parte estética de um filme. Visto que a força motriz do cinema são justamente as imagens, essas categorias têm vital importância na qualidade de um longa-metragem.

Confira abaixo quais os nossos palpites e opiniões sobre a premiações desse ano:

FOTOGRAFIA

Indicados:

A Chegada
La La Land
Lion
Moonlight
Silêncio


QUEM MERECE GANHAR?

Além de ter uma fotografia belíssima, Moonlight a usa inteligentemente como recurso narrativo. A fotografia ajuda a contar a história do filme, alterando as suas cores conforme o protagonista vai sendo desenvolvido. Passando de tonalidades azul escuras no começo do filme, para uma iluminação mais clara no segundo ato, e fechando com tons de preto em contraste com amarelo. O próprio título do filme faz referência a iluminação e cores, Moonlight (luz do luar). Quem já assistiu ao longa sabe que o título diz muito sobre a essência da história.


QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

Embarcando na onda de indicações e premiações que o filme recebeu, La La Land deverá vencer a estatueta de melhor fotografia. Não que o longa só vai ganhar pelo hype, muito pelo contrário, a fotografia de La La Land é espetacular, no entanto, não é tão impactante e importante para a história como a de Moonlight. As cores vibrantes e o céu roxo do pôr do sol devem conquistar os jurados do Oscar.


QUEM CORRE POR FORA?

Além de Moonlight, outra fotografia que se destaca entre as indicadas é a de A Chegada. A iluminação e o uso das cores no filme de Dennis Vileneuve, contribuem bastante com a ambientação do expectador na história. Por tanto, caso ocorra uma surpresa e La La Land não ganhe a estatueta nessa categoria, A Chegada e principalmente Moonlight podem levar.




EFEITOS VISUAIS

Indicados:
Deepwater Horizon
Doutor Estranho
Kubo e as Cordas Mágicas
Rogue One
Mogli: O Menino Lobo


QUEM MERECE GANHAR?



Devido a ser o mais original uso dos efeitos visuais dentre os indicados ao Oscar, Mogli: O Menino Lobo merece ganhar a estatueta. Dizem que bons efeitos visuais são aqueles que não se fazem notar de tão reais que são, e esse é justamente o caso de Mogli. Os animais do filme (todos criados em CGI), são extremamente críveis, é preciso um olhar mais atento para identificar que eles não são de verdade.



QUEM PROVAVELMENTE VAI GANHAR?

A academia deve fazer justiça nessa categoria, dando o prêmio para Mogli. Além da qualidade e originalidade citados acima, um filme com efeitos semelhantes ganhou o Oscar recentemente, As aventuras de Pi levou a estatueta em 2013. Assim como em Mogli, o vencedor de 2013 usou a computação gráfica para criar animais com um nível de realidade absurdo. Portanto, pelo histórico da academia, Mogli deverá vencer a estatueta em 2017.



QUEM CORRE POR FORA?

Se tem algum filme que pode tirar o Oscar de Mogli, esse filme com certeza é Doutor Estranho. O longa da Marvel impressionou pelos efeitos visuais, principalmente as cenas das cidades retorcidas, lembrando muito os efeitos visuais de A Origem, que inclusive ganhou o Oscar. Apesar de não serem tão impressionantes quantos os de Mogli, os efeitos de Doutor Estranho são muito bons é podem beliscar a estatueta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário