Quadrinhos


Maus



Maus é uma HQ escrita por Art Spiegelman, e publicada entre 1986 e 1991. O autor narra a história real de seu pai, Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao holocausto na segunda guerra mundial. Ao mesmo tempo em que narra a luta de seu pai pela sobrevivência, Artie Speigelman também é personagem da sua própria HQ. Seu processo criativo para a criação da história e sua complicada relação com o pai são mostrados nos quadrinhos. Em Maus, temos duas linhas narrativas, o passado do pai de Art durante o holocausto na Polônia, e o presente, quando é mostrado o autor entrevistando o seu pai sobre os eventos da guerra, ao mesmo tempo em que tem que lidar com uma difícil relação com o mesmo e com os seus conflitos internos, devido a morte da mãe que se suicidou e da culpa por expor os dramas da família na HQ. Posteriormente há ainda uma breve terceira linha narrativa que se passa após a publicação de Maus, e conta como o Spiegelman lidou com o sucesso e a culpa da publicação da HQ.

Maus conta ainda com outro elemento interessantíssimo, o antropomorfismo. Na história cada grupo étnico é representado por um determinado animal: os judeus são ratos, os alemães são gatos, os poloneses são porcos e os americanos são cachorros.  Cada animal carrega todo um simbolismo desses grupos na segunda guerra. Os judeus são representados como ratos por serem altamente numerosos em toda a Europa, e serem vistos pelos nazistas e por boa parte dos europeus como seres imundos e inferiores. Já os alemães são os gatos, por serem os predadores naturais dos ratos. Enquanto os poloneses são retratados como porcos por terem em geral um forte sentimento antissemita e pelo porco ser um animal relativamente fraco no reino animal, assim como a Polônia era um país fraco comparado as potências militares da segunda guerra. Por fim temos os americanos simbolizados como cachorros, principalmente devido ao fato de cachorros e gatos serem inimigos, assim como os EUA e a Alemanha naquela época.

Apesar de ser uma obra sobre o holocausto escrita por um judeu, Maus se diferencia da maioria das obras sobre o tema ao não retratar os judeus apenas como “coitadinhos”. Spiegelman aborda e muito o sofrimento do povo judaico, no entanto também mostra uma faceta mais obscura dos judeus, sendo que o próprio pai do autor é quase um retrato perfeito do estereótipo do judeu (mão de vaca, mesquinho, racista e bom comerciante). Isso se aplica igualmente aos outros grupos étnicos, como os poloneses, que apesar de serem mostrados majoritariamente como “porcos”, também possuem uma certa bondade e compaixão em alguns momentos da história. Em suma, Maus é quase um retrato jornalístico do holocausto em forma de HQ, com uma alta dose de realismo, com personagens muito humanos apesar de serem representados por animais.

Quanto ao que diz respeito ao traço de Spiegelman, seu desenho não é nada exuberante, pelo contrário, é bem simples. No entanto é muito cru, as imagens são muito fortes e conseguem passar bem o horror da guerra. Apesar da simplicidade no traço, o autor é muito criativo na hora de compor as imagens, como por exemplo quando Vladek coloca uma máscara de porco para se disfarçar de polonês, ou quando vemos o autor tendo um bloqueio criativo na hora de fazer a HQ e os papéis jogados no chão são vários ratos queimados. Há ainda o fato da HQ ser em preto e branco, o que acaba conferindo um ar ainda mais sombrio a história.

Por fim, Maus é considerada uma das maiores obras da história da literatura mundial, não só apenas da história dos quadrinhos. Tanto é que em 1992 a HQ recebeu o prêmio especial Pulitzer, reconhecimento máximo nas áreas de jornalismo, literatura e música. Maus foi a primeira HQ a receber tal honraria e revolucionou de vez o mundo dos quadrinhos, criando um novo segmento que mistura autobiografia e jornalismo a linguagem quadrinesca. Spiegelman influenciou outros autores como Marjane Satrapi que escreveu Persépolis e Joe Sacco conhecido por obras como Palestina e Uma História de Sarajevo. Portanto, para gostar de Maus não é preciso ser necessariamente fã de quadrinhos, fãs de literatura também irão gostar da HQ. Se você gosta de histórias altamente reais e impactantes Maus é uma excelente pedida!





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Batman: O Cavaleiro das Trevas





Nesta clássica HQ escrita por Frank Miler em 1986, é contada a história de um Batman já velho e aposentado, que decide voltar à ativa depois uma onda de crimes em Gothan City. Bruce Wayne está amargurado pela morte do Robin e a Liga da Justiça já não existe mais, mesmo assim o "idoso" homem morcego decide voltar a cena.

Esse arco revolucionou as histórias em quadrinhos por ser um dos primeiros a ter uma abordagem mais adulta dos super-heróis. Temas como violência urbana, direitos humanos e política internacional são muito bem trabalhados por Frank Miller. As cenas do noticiário debatendo a legitimidade das ações do Batman são excelentes, e mostram muito bem essas questões polêmicas.

Em Cavaleiro das Trevas, o Batman age muito mais à margem da lei, ele é impiedoso, não tem limites, chegando até a matar. Bruce Wayne já sofreu muitos desapontamentos durante a vida e portanto, não se importa tanto em seguir a regras da sociedade. O Batman de Ben Afleck se inspirou muito no de Frank Miller.

Por fim, há o grande embate entre os dois maiores heróis da DC Comics, Batman Vs Superman. O homen de aço é na história uma espécie de “capanga” do governo americano, e quando o presidente dos EUA pede para ele combater o Batman, Clark decide seguir a ordem do seu superior em detrimento da velha amizade com o morcego. A luta entre os dois é sensacional, com direito ao Batman lutando de armadura e dando uma bela surra no Superman. O filme de Zack Snyder se baseou muito no Cavaleiro das Trevas, especialmente nas cenas de combate entre os heróis. Portanto, se você gostou do filme e tem curiosidade de conhecer melhor o seu principal material fonte, O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller é uma ótima pedida!





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------







Como começar a ler quadrinhos




As HQ’s , também conhecidas como gibis ou simplesmente quadrinhos, existem no Brasil desde a época dos nossos pais e avos, com exemplares como Fantasma, Tex, Mandrake e muitos outros. Muitas crianças se deparam com quadrinhos como estes perdidos em casa no quarto de seu avo ou de seus pais e iniciam sua jornada pelo fantástico mundo das HQ’s desde cedo, mas a maioria não tem essa sorte. Mesmo assim posso afirmar com certeza que você já teve algum tipo de contato com quadrinhos quando criança, através da obra do incrível autor brasileiro Mauricio de Souza que é unanimidade no cenário nacional.

A obra de Mauricio de Souza, que inclui Turma da Mônica e historias solo de vários personagens do mesmo universo, é a melhor porta de entrada para o mundo dos quadrinhos para o publico infanto-juvenil por possuir historias curtas, divertidas e de fácil compreensão. Se você quer fazer seu filho gostar de ler, não só quadrinhos, mas também livros em geral, ensine-o a ler Turma da Mônica desde pequeno.

Das crianças que cresceram lendo e colecionando quadrinhos da Turma da Mônica, muitas são leitoras fanáticas de quadrinhos até hoje, mas a maioria se perde do caminho dos quadrinhos por achar que deve amadurecer perante a sociedade que lhes impõe que
quadrinhos é coisa exclusivamente de criança (o que é uma grande besteira). Muitos não só deixam de ler, como até mesmo se desfazem de suas coleções (e depois se arrependem para o resto da vida).

Você pode ser um fan de filmes de Super-heróis que nunca abriu uma revista em quadrinhos na vida, uma criança que se desfez de sua coleção, ou até mesmo um iniciante na leitura de quadrinhos. Independente da categoria em que você se encaixe as dicas que darei nesse artigo serão uteis se você deseja mergulhar de cabeça no incrível mundo das HQ’s.

Não se preocupe com a cronologia.

Quando as pessoas se interessam por um herói especifico ou por um filme inspirado em uma HQ e querem começar a ler os quadrinhos o primeiro questionamento que lhes vem à mente é: “Qual edição devo ler primeiro para não ficar perdido na cronologia dos personagens?”.

O fato é que não há resposta exata para essa pergunta. De fato a maioria das cronologias de HQ’s (principalmente de super-heróis) são extremamente confusas por possuírem muitos reboots, universos paralelos e autores diferentes. A cronologia de HQ’s é muito difícil de ser compreendida de cara por pessoas que são acostumadas a acompanhar sequências de filmes, livros e séries.  Se você se ativer a esse problema nunca conseguirá começar, por tanto esqueça a ordem cronológica e comece lendo os arcos fechados um por um. Quando você tiver lido bastante historias do mesmo personagem a cronologia começará a se encaixar sozinha em sua mente.


Se você é fã de super-heróis comece pelos arcos aclamados pela crítica.

Super-heróis são idealizados, desenhados e recebem seu primeiro roteiro de origem, depois são redesenhados e tem suas origens alteradas a cada vez que suas revistas sofrem baixas no número de vendas (muitas vezes até são mortos e depois ressuscitados). Portanto, se você começar pela primeira origem do personagem (que muitas vezes não é a melhor) você pode se iludir e deixar de conhecer o que o personagem tem de melhor. Além
do fato de que o estilo de desenho de HQs antigas pode causar desinteresse por grande parte dos leitores iniciantes, principalmente os que já leram alguma HQ nova.


Por isso, deve-se começar a ler os arcos mais aclamados pela crítica, assim você conhecerá a essência do personagem, sua personalidade e seus dramas pessoais e disfrutará de uma das melhores histórias dele o que despertará seu interesse por ler mais histórias do mesmo.

Pesquise quais são os arcos mais aclamados pela crítica e escolha o que mais lhe chamar a atenção. Geralmente arcos fechados fazem referência a outros arcos e isso o ajudará a escolher suas próximas leituras. Uma boa pedida é começar comprando os encadernados da coleção Salvat da Marvel (capa dura e vermelha), pois cada edição dessa coleção é sobre um personagem específico e contém geralmente duas histórias. Uma é sua origem e outra é um arco famoso. Compre somente as edições dos heróis que mais lhe interessam se não você gastará dinheiro com HQ’s de personagens muito desinteressantes que são feitas só pra você gastar mais e completar o desenho que se forma quando se coloca toda a coleção enfileirada.  

Se você não curte muito super-heróis, mas curte histórias mais pesadas e adultas que já foram adaptadas dos quadrinhos para o cinema, procure pelas editoras certas.


Se você assistiu aos filmes “Watchman”, “V de vingança”, “300” ou “Do inferno” e se surpreendeu ao descobrir que esses filmes são baseados em quadrinhos, você é o tipo de público que curtirá HQs adultas. Se você pertence a esse público e quer começar a ler quadrinhos, não comece por editoras como Marvel e DC, pois você pode se decepcionar. Procure pelas HQ’s das editoras Image, Vertigo e Dark Horse que você vai se surpreender com a quantidade de HQ’s adultas e pesadas que existem. Preste atenção nos roteiristas dessas HQ’s e pesquise sobre eles. Você vai descobrir que muitos deles já fizeram trabalhos incríveis pela Marvel e DC escrevendo histórias adultas e pesadas de personagens conhecidos do grande público e então você passará a ler e curtir histórias de Super-Heróis também.

Não gaste dinheiro à toa.

Um erro comum de quem está começando a ler quadrinhos é comprar uma edição com toda empolgação do mundo e se decepcionar ao descobrir que para chegar ao final da historia você terá que gastar dinheiro comprando mais cinco edições. Se você procura um arco específico que lhe foi indicado procure sempre pelos encadernados (de capa dura de preferência, que não estragam facilmente e são fáceis de guardar). 

Os encadernados são compilações de revistas que formam um arco fechado em uma única edição. Se você não conhece o personagem e nem a história procure ler online em sites que disponibilizam edições completas para ver se a historia era aquilo que você esperava ou não. Assim você economiza dinheiro e decepções. Se você ler online e gostar da HQ, compre-a! (você estará ajudando a editora a trazer mais quadrinhos que podem lhe interessar).

Leitura Online vs. Revista impressa.

A última dica é sobre ler quadrinhos online. Como dito na dica acima, essa é uma ótima ferramenta para conhecer novas HQ’s sem gastar dinheiro à toa. Mas se você não é acostumado a ler quadrinhos ou vai ler seu primeiro, é essencial que leia a versão impressa (seja comprada ou emprestada). Ler online pode se tornar algo massivo e entediante dependendo da resolução e do tamanho do seu monitor/tela. O que pode fazer com que você perca o interesse pela leitura e consequentemente estragar uma HQ fantástica que seria uma experiência incrível se você tivesse optado pela versão impressa. Não há nada como folhear as páginas com sua mão, sentir a textura das páginas, o cheiro da impressão e fecha-lo após ler todo seu conteúdo.



(Texto: Eric Grillo).



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   
Demolidor: Diabo da Guarda



Se você conhece o Demolidor apenas pelo filme ou pela série da Netflix, e está afim de entrar no mundo das Hq’s para conhecer o personagem mais a fundo, mas tem medo de ficar perdido na cronologia, o arco “Diabo da guarda” é uma ótima pedida.

 A trama se baseia na súbita aparição de um bebê de dois meses que é deixado aos cuidados do herói, por uma adolescente fugitiva. Cercado de mistérios bíblicos, o bebê é colocado ora como Messias ora como o Anticristo e caberá ao herói descobrir a verdade enquanto ainda tem que enfrentar fantasmas do passado e ajudar seus amigos.

Esse arco era originalmente dividido em oito revistas, mas hoje em dia pode ser encontrado facilmente compilado em uma única edição fechada em bancas, lojas especializadas ou até mesmo em sites online.

A história é idealizada e roteirizada pelo cineasta Kevin Smith, o que traz a historia um tom mais cinematográfico. Além disso, a fantástica arte de Joe Quessada quase chega a dar movimento para as páginas. O resultado dessa parceria é a sensação de estar assistindo a um filme ou episódios de uma série. (Por isso recomendo para quem está começando e não está acostumado a ler quadrinhos).


A trama é coesa e gira em torno de um grande mistério que assola o mundo de Matt Murdock. E faz a historia parecer um thriller policial em que você precisa chegar até o fim para descobrir qual a verdade por trás dos acontecimentos misteriosos, o que te faz ficar preso a historia.

A maioria das pessoas tem medo de começar a ler quadrinhos por achar que ficará perdido na cronologia (Esse é um assunto que irei a abordar em uma matéria futura, “como começar a ler quadrinhos”). Por esse motivo, recomendo que procure pelo compilado de “Diabo da guarda” que é bem explicativo quando a historia faz referencias a sagas antigas do personagem o que faz com que você não se sinta perdido e possa ler, entender e curtir facilmente a historia do começo ao fim.


(Texto: Eric Grillo).






Nenhum comentário:

Postar um comentário