Os 5+


MELHORES EPISÓDIOS DE BLACK MIRROR


Depois de 4 temporadas e 19 episódios, pode-se afirmar que Black Mirror já é uma das melhores séries dessa década. E como tal, é muito complicado escolher os seus 5 melhores episódios. A maior parte são de capítulos bons e excelentes e apenas alguns pouquíssimos medianos e ruins.

O critério de escolha foi sobretudo subjetivo, o fator principal foi o meu gosto pessoal. Mas tentei na medida do possível levar em conta outros critérios mais objetivos, como ritmo, roteiro, atuação, valor de entretenimento e valor intelectual. Aliás, como a série se baseia principalmente no componente trágico e ao mesmo tempo real da tecnologia, e também no impacto emocional que deixa nos expectadores, esses fatores foram levados muito em consideração.

Então, vamos lá! Confira abaixo a lista com os nossos 5 episódios preferidos:



5° Playtest

Cooper é jovem americano que decide sair de casa para esquecer a morte do pai que tinha Alzheimer e a consequente depressão da mãe. Ele fica meses viajando pela Europa em um mochilão que parece que o fazem esquecer de todos os seus problemas. Porém, o seu dinheiro começa a acabar e ele decide servir de cobaia para um jogo de realidade aumentada em troca de um pagamento. No entanto, a realidade do jogo se mostra extremamente crível, e os piores medos e culpas do jovem aparecem materializados em forma de um aterrorizante videogame que traz consequências trágicas.

Pode não ser o episódio mais original e reflexivo da série, mas com certeza é um dos mais perturbadores e impactantes. Abordando como os nossos piores fantasmas podem ser devastadores quando trazidos à tona.

De quebra ainda aborda a questão atual de jogos de realidade virtual cada vez mais reais, e quais podem ser as suas possíveis consequências.
Resumindo, é quase que um filme de terror psicológico, com pitadas inteligentes sobre tecnologia e seus piores efeitos, como um bom episódio de Black Mirror deve ser.



 4° Hang the DJ



Episódio da temporada mais recente da série, Hang the DJ conta a história de um casal que se conhece através de um sistema de relacionamentos virtuais (espécie de Tinder em realidade aumentada). Que não só escolhe com quem a pessoa deve se encontrar, como também diz de antemão quanto tempo o casal ficará junto. Tudo isso para, depois de vários encontros a pessoa achar o seu “par ideal” e viver com ele o resto da vida.

No entanto, o casal de protagonistas se conhece, acaba se apaixonando, mas o sistema diz que eles não devem ficar juntos. Depois de se reencontrarem, eles decidem burlar o sistema e fugir de lá para viverem o seu romance.

Além da química e carisma dos protagonistas ser muito forte, esse episódio também apresenta uma forte reflexão sobre os relacionamentos na era do amor virtual. A metáfora principal diz respeito a artificialidade e o caráter descartável dos aplicativos de relacionamento, e como eles se relacionam com a pressão que a sociedade exerce para que todo mundo ache o seu par ideal (nesse aspecto lembra muito o filme O Lagosta do grego Yorgos Lanthimos). Além de levantar outras questões interessantes como: Um relacionamento já nasce tendo um prazo de validade? É necessário ter uma experiência com vários relacionamentos fracassados para enfim achar a pessoa certa? A tecnologia ajuda ou atrapalha um relacionamento? É possível achar a pessoa ideal nesses aplicativos?

Enfim, é altamente reflexivo, além de ser divertido e romântico e contar com um final memorável.




3° Nosedive


Em uma realidade onde o sucesso socioeconômico das pessoas depende de boas avaliações dos outros, Lacie é uma garota popular que tem uma avaliação de 4,2 estrelas de 5 possíveis. Ela está sempre preocupada com a opinião dos outros, e como pode agradar a todos e ao mesmo tempo transparecer ser alguém alegre, bem-sucedida e feliz.
No entanto, tudo começa a ir água abaixo quando ela acaba se atrasando para o casamento de uma amiga de infância extremamente bem avaliada. A demora em chegar a festa acaba irritando a sua amiga popular, gerando avaliações negativas para Lecie, e uma pressão que ela não consegue lidar. Levando-a  se comportar de forma contrária as convenções daquela sociedade e consequentemente fazendo a sua avaliação despencar.

Fica claro a crítica as redes sociais, em especial ao Facebook. A necessidade que as pessoas sentem de se mostrarem perfeitas e felizes online, e os impactos que essa “máscara social” gera. A felicidade virou quase que uma obrigação, e se alguém não consegue ser feliz na vida real, pelo menos nas redes sociais existe a oportunidade de ser, ou pelo menos parecer ser.

A interação com os outros também é importante, quanto mais amigos e curtidas o indivíduo tiver, mais importante e bem-sucedido ele se sente. Por mais que a pessoa não conhece pessoalmente nem metade dos seus seguidores online, o importante é ser seguido, receber curtidas, e ser notado.

Parece que hoje em dia alguém só existe se estiver nas redes sociais. E é justamente isso que Nosedive aborda, de forma divertida, inteligente, pessimista e acima de tudo realista.




2° The Entire History of you


O que você faria se pudesse acessar todas as suas memórias, e assisti-las em sua televisão, como se fosse o seu seriado favorito?
Essa é a premissa do segundo melhor episódio de Black Mirror. Em um mundo em que as pessoas possuem um chip implantando na cabeça que grava e reproduz as memórias de toda a sua vida, é normal mostrar para os seus amigos algum evento importante que aconteceu com você, como uma entrevista de emprego, um jogo de futebol ou um encontro amoroso.

Liam e Ffion são um casal que vai jantar na casa de alguns amigos. Nesse jantar Liam acaba desconfiando que a sua esposa o está traindo com um amigo dela. Depois de pressioná-la para lhe contar a verdade, Liam convence Ffion a lhe mostrar as suas memórias, e acaba confirmando a sua suspeita.A partir desse momento a relação dos dois entra em declínio, com paranoias e desconfianças que acaba levando a consequências trágicas.

Esse é sem dúvida um dos episódios mais densos e angustiantes de toda a série. Em tempos que cônjuges desconfiados costumam vasculhar as redes sociais do parceiro a procura de conversas suspeitas que comprovem uma provável traição, esse episódio é extremamente atual. E apesar dessa tecnologia parecer distante, fica claro que se ela existisse casos como o de Liam e Fifion seriam corriqueiros.

A reflexão que The Entire History of You traz é altamente impactante, real e prende a respiração dos expectadores do primeiro ao último minuto. Um verdadeiro soco no estômago, mas um soco virtual e tecnológico, bem ao estilo Black Mirror.




1° White Christmas


Episódio especial de Natal da segunda temporada da série, inovou pela duração mais longa que o habitual, e também por colocar histórias paralelas que depois se tornam uma só, ideia que foi retomada na última temporada com Black Museum.

A história começa com dois homens conversando em uma cabana durante uma nevasca. Matt conta a Joe sobre o tempo em que ele trabalhava como consultor amoroso, através de uma tecnologia que permitia visualizar o que os seus clientes estavam vendo durante uma paquera e com base nisso dar conselhos de como eles poderiam conquistar a mulher que eles estavam conversando. No entanto, o mundo de Matt desaba quando um dos encontros que ele dava consultoria termina de forma trágica e ele acaba responsabilizado por isso.

Matt na verdade estava tentando obter a confissão de um crime que Joe cometeu em troca da sua própria libertação devido a esse incidente. Após conseguir a confissão Matt é libertado, mas não sem pagar um preço terrível como forma de punição eterna.

Esse episódio tem uma narrativa extremamente complexa, sem dúvida a mais elaborada de toda a série, com vários pontos de virada. Além de contar com conceitos tecnológicos interessantíssimos como bloqueio de pessoas (inspirado no bloqueio das redes sócias, mas ampliado para a vida real, quando a pessoa não consegue nem enxergar e falar com quem o bloqueou), além do conceito de transferência de consciência na nuvem, e a criação de mundos virtuais, onde essas consciências são transportadas.

Por fim, ainda conta com uma das melhores atuações de toda a série. O premiado ator John Hamm, vencedor do Emmy pelo seu papel em Mad Men, interpreta Matt, um personagem com várias camadas. Sem falar no restante do elenco que também está muito bem.

Resumindo, White Christmas é melhor episódio de Black Mirrror por reunir de forma brilhante tudo que o seriado tem de melhor. Reflexão, suspense, reviravoltas, impacto emocional e atuações memoráveis. Um verdadeiro conto de terror sobre a tecnologia. Real, pessimista e muito..... muito Black Mirror.





Como dito na introdução do texto, a tarefa de listar apenas 5 episódios dessa série tão espetacular é muito difícil. Por isso há que se fazer uma menção honrosa a outros tantos capítulos excelente do seriado, que poderiam perfeitamente estar nos 5+.
São eles: San Junipero, Be Right Back, Black Museum, White Bear e Shut Up and Dance.






MELHORES FILMES BRASILEIROS



Há quem diga que o cinema nacional é ruim, não chega aos pés de Hollywood e não se equipara nem mesmo as produções da nossa vizinha Argentina. Quem diz isso não conhece o real cinema brasileiro. Conhece apenas a ponta do iceberg, o cinema comercial de baixa qualidade verde e amarelo, filmes estúpidos de comédia pastelão barata.
Porém, quem se aventura a ir mais a fundo nas entranhas de cinemas que fogem ao circuito tradicional, certamente irá encontrar todos os anos produções nacionais da mais alta estirpe. E até mesmo o cinema comercial brasileiro tem exemplos de excelentes filmes como Tropa de Elite, Cidade de Deus e mais recentemente Bingo: O Rei das Manhãs.
É claro que o cinema nacional não se equipara ao americano, muito por conta do enorme volume de filmes Hollywoodianos, frente a baixa produção brasileira. No entanto, existem muitos filmes nacionais que dão de 10 a zero em muita produção gringa, seja ela americana, europeia ou argentina. E é isso esse que procuramos fazer nesse artigo; listar quais os melhores filmes nacionais de todos os tempos.
Confira abaixo a lista que deixa muito filme gringo no chinelo:


5° Central do Brasil (1998)

O filme do diretor Walter Salles conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Apresentada como uma pessoa amarga e cínica, tudo começa a mudar na vida da protagonista quando uma mulher que deseja enviar uma carta ao pai do seu filho no Ceará acaba morrendo, e Dora se vê responsável pelo menino. Decidindo partir em uma jornada até o nordeste do Brasil para realizar o sonho do garoto de finalmente conhecer o pai.
A obra é um road movie dramático e cativante sobre a relação entre uma mulher amargurada e dura e um menino sonhador e impetuoso. E muito da qualidade do filme reside na química entre esses dois personagens. Enquanto que o pequeno Vinicius Araújo surpreendeu a todos pela sua impactante atuação mesmo com a pouco idade, Fernanda Montenegro realizou possivelmente a melhor atuação feminina da história do cinema nacional. Além da qualidade das atuações o filme também conta com grande direção, edição, fotografia e roteiro.
Tantas qualidades levaram Central do Brasil a concorrer a estatueta do Oscar no ano seguinte, nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor atriz, mas infelizmente acabou não levando o prêmio. Se na academia o longa não levou, o mesmo não pode se dizer de outras importantes premiações estrangeiras, como o Globo de Ouro e o BAFTA, ambas na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Além do conceituado Festival de Berlim, em que o filme abocanhou 2 ursos, o Urso de Ouro (Melhor Filme), o também o Urso de Prata (Melhor Atriz).


4° Tropa de Elite 1 e 2 (2007 e 2010)

Dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, tanto o primeiro como o segundo Tropa de Elite são verdadeiros marcos para o cinema nacional, seja pelas suas frases de efeitos, pela violência ou simplesmente pela grande qualidade cinematográfica das produções.
Os dois filmes são ao mesmo tempo diferentes e complementares, e juntos podem ser entendidos como uma só obra, por isso a opção de dar o quarto lugar na lista para os dois. Enquanto que no primeiro filme os antagonistas são os traficantes da favela, na sequência “o inimigo agora é outro”, como diz o próprio subtítulo do longa. O antagonista dessa vez é o tal do sistema (“o sistema é foda”, parafraseando o Capitão Nascimento), o inimigo são os políticos, os policiais corruptos e milicianos, e acima de tudo “o sistema” que os sustenta.
Apesar da polêmica envolvendo o primeiro longa, e as acusações de ser fascista, podemos entender o a primeira parte da obra de Padilha como uma crítica a segurança pública de um modo geral, desde a violência praticada pelos criminosos até a executada pela própria polícia. Esse ponto de vista fica ainda mais claro no segundo filme, em que todas as possíveis ambiguidades presentes no primeiro são de fato esclarecidas.
Existem muitos grandes filmes nacionais se formos analisar apenas as qualidades cinematográficas, muitos até melhores que Tropa de Elite 1 e 2. Mas o fato é que existem poucos filmes icônicos brasileiros, com frases e cenas marcantes, e nesse quesito Tropa de Elite é insuperável. Como não lembrar de cenas como os discursos sobre estratégia do Capitão Nascimento (Estratégia: do grego......), e falas como as famosas “Pede pra sair!”, “Não vai subir ninguém”, “Você é moleque!”, “Quem quer rir, tem que fazer rir” e “Ele se acha o pica das galáxias”, só pra citar algumas.
Mas acima de tudo os dois Tropas de Elite são filme impactantes e com muita qualidade técnica e de atuações. Tanto é que o primeiro longa recebeu o Urso de Ouro do festival de Berlim na categoria de melhor filme.



3° Abril Despedaçado (2001)

Abril Despedaçado se passa no sertão nordestino em 1910 e conta a história de duas famílias inimigas, que desde muito tempo atrás se veem envolvidas em uma disputa por terras e vingança. O filme começa quando Inácio, irmão mais velho de Tonho (Rodrigo Santoro) é assassinado por um membro da família rival e segundo o código de honra da região o irmão mais novo do assassinado deve vingar sua morte. Incumbido da morte do homem que matou seu irmão, Tonho tem de seguir o seu destino e perpetuar o ciclo de vinganças entre as famílias.
Dirigido por Walter Salles, o filme é um verdadeiro deleite para os amantes da sétima arte, com uma direção magistral cheia de metáforas visuais. Além de um grande trabalho de fotografia, que além de ser belíssima, serve muito bem para contar a história através das cores, algo muito raro de se ver tanto no cinema nacional como até no cinema americano e mundial.
Apesar de não ter ganhado muitos prêmios, foi indicado ao Globo de Ouro e o BAFTA e ganhou o Festival de Havana. O filme é sem dúvida um dos mais belos esteticamente e poéticos da história do cinema brasileiro. Além de contar com atuações muito cruas e impactantes, como por exemplo a de Rodrigo Santoro. Atuação essa que abriu as portas de entrada do ator para papéis em produções internacionais.
Para quem quiser mais detalhes sobre o filme, existe uma crítica aqui no blog.



2° O Pagador de Promessas (1962)


Dirigido por Anselmo Duarte, O Pagador de Promessas narra a história de peregrinação de Zé do Burro, um pacato e simplório homem do campo que faz uma promessa para a Iansã para que a mesma cure o seu amado burrinho de estimação Nicolau. Uma vez que o burro é salvo, Zé decide cumprir a sua promessa de ir andando com uma cruz nas costas até uma igreja que fica a quilômetros da sua casa. No entanto, ao chegar na igreja o padre não o deixa entrar, pelo fato de Zé ter feito a promessa a uma entidade do Candomblé, que o catolicismo julga como magia negra. A partir daí se inicia o principal conflito do filme que dura até o final e toma proporções gigantescas com a chegada da imprensa, do povo e da polícia.
Além de ser um filme extremamente belo, com enquadramentos impressionantes visualmente e narrativamente, o filme de Anselmo Duarte é uma inteligente crítica a vários setores da sociedade, como a Igreja, a Polícia, e a Imprensa. É possivelmente o longa mais crítico e intelectual da história do cinema nacional. Mas não é nem de longe um filme pedante e difícil de entender. Pelo contrário, tem uma trama simples, porém com camadas muito interessantes se analisadas mais a fundo.
Tanta qualidade levou O Pagador de Promessas a ser o primeiro longa brasileiro indicado ao Oscar de melhor filme. E apesar de não levar a estatueta, o filme foi premiado no tradicional festival de Cannes com a Palma de Ouro de Melhor Filme, além de ter vencido os festivais de Cartagena na Espanha e San Francisco nos EUA.

Para quem quiser mais detalhes sobre o filme, existe uma crítica aqui no blog. 



1° Cidade de Deus (2002)

Se tem um filme brasileiro que consegue ser ao mesmo tempo belo visualmente, profundo intelectualmente e com um alto valor de entretenimento, esse filme é definitivamente Cidade de Deus.
O longa dirigido por Fernando Meireles e codirigido por Katia Lund conta a história do surgimento das organizações criminosas na favela da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro dos anos 60, até chegar aos anos 80, época que a comunidade já era considerada um dos lugares mais perigosos do Brasil.
Assim como em Tropa de Elite, o filme de Meireles possui uma série de cenas e falas icônicas. Como por exemplo a cena da perseguição da galinha, ou a cena em que o personagem Buscapé é filmado em 360°. Além é claro de frases marcantes como: “Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno!”, e “Prefere levar um tiro na mão ou no pé?”.
O que o diferencia de Tropa de Elite nesse aspecto, é que as frases e momentos icônicos não ficaram restritos ao público nacional. Cidade de Deus influenciou obras também fora do Brasil, como a HQ Coringa de Brian Azzarello, que conta com um enquadramento claramente alusivo ao filme tupiniquim, além de ter influenciado também animes japoneses e filmes americanos. Mais detalhes sobre as obras influenciadas por Cidade de Deus podem ser encontradas nesse artigo da Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_de_Deus_(filme)#Legado_e_influ.C3.AAncia
Além da forte influência na cultura pop e nos filmes e obras audiovisuais que o seguiram, o longa conta também com um forte componente intelectual que aliado a uma qualidade cinematográfica tão grande de direção, fotografia e direção e montagem, transformaram o filme é uma verdadeira obra prima. Todos esses componentes trabalham perfeitamente para desenvolver a narrativa de forma a entreter quem busca apenas um bom filme de ação. Mas ao mesmo tempo também agrada o público mais cult, com uma infinidade de recursos cinematográficos, como metáforas visuais e enquadramentos, movimentos de câmera e montagem inteligentes e rebuscados, além de um texto muito bem escrito adaptado da do livro de Paulo Lins.
Pode se dizer que Cidade de Deus é um daqueles raros filmes que agradam a quase todo tipo de público. O equilíbrio entre o componente artístico, intelectual e de entretenimento é impressionante. É por conta disso que o longa recebeu tanto reconhecimento estrangeiro, sendo indicado a 4 Oscars (único filme brasileiro a tingir tal feito), competindo em categorias que filmes não americanos raramente concorrem, como: Melhor Direção, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia.
Cidade de Deus também está presente em uma série de listas estrangeiras de melhores filmes de todos os tempos. O longa figura no IMDB como 21° melhor filme da história. Além de estar presente em listas da revista americana Time, e dos britânicos Empire e The Guardian.




Melhores Filmes de Steven Spielberg



Reconhecido como um dos diretores de maior sucesso em Hollywood, Spielberg já ganhou 2 Oscars de melhor direção, além de ter emplacado vários filmes aclamados pelo público e pela crítica. Além disso, o cineasta também se destaca pela sua grande versatilidade, sendo capaz de fazer desde divertidos blockbusters, até filmes mais dramáticos e sérios.  Spielberg obteve êxito em praticamente todos os gêneros em que transitou ao longo da carreira, produzindo grandes filmes de aventura, ficção científica, guerra, suspense e drama.

Por conta da sua extensa filmografia (mais de 30 filmes como diretor), e da elevada qualidade da maioria das suas obras, a tarefa de escolher os 5 melhores filmes do cineasta não foi nada fácil. No entanto, topamos o desafio e resolvemos fazer os 5+ do diretor! Confira abaixo!





5° TUBARÃO (1975)



A história do filme gira em torno da caçada a um tubarão que anda apavorando uma turística e tranquila cidade litorânea dos EUA. Depois de atacar várias pessoas que se banhavam nas praias da cidadezinha, um xerife, um especialista em tubarões e um pescador maluco decidem partir em uma jornada em alto mar para capturar a temida criatura.

Filme que alçou o diretor ao estrelato, Tubarão é um dos filmes mais revolucionários e influentes da história da sétima arte. O longa é considerado o 1° blockbuster de Hollywood, tendo levado quase 250 milhões de pessoas ao cinema em todo o mundo. Além disso, Spielberg inovou na linguagem, ao mostrar o tubarão pouquíssimas vezes durante o filme, fato que aliado com a marcante trilha sonora de John Willians ajudou a criar um suspense aterrorizante.

O longa venceu 3 Oscars, nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Som. Além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme.





4° E.T (1982)


O longa conta a história de amizade entre o menino Elliot e um extraterrestre perdido no planeta terra. Elliot ajuda o ET a fugir das autoridades americanas que estão atrás dele para realizar experimentos científicos.

Apesar da história aparentemente simples, E.T é um filme extremamente divertido, emocionante e bonito. Contando com umas das cenas e das falas mais emblemáticas da história do cinema. Afinal, quem não se lembra da cena da bicicleta com a lua de fundo, e do E.T falando: “E.T go home”?

Além de ter sido um enorme sucesso de bilheteria, sendo o 2° filme a ultrapassar a marca de 700 milhões de dólares de arrecadação, E.T também foi aclamado pela crítica. Tendo recebido 4 Oscars nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Som. Além de ter sido indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Roteiro Original e Edição.





3° PRENDA-ME SE FOR CAPAZ (2002)


O filme conta a história real de Frank Abgnale Jr (Leonardo DiCaprio)., um golpista americano que praticava fraudes financeiras e se passava por outras pessoas.  A trama gira em torno dos truques de Abganle e do jogo de gato e rato entre ele o policial Carl Hanratty (Tom Hanks), que passa todo o filme tentando captura-lo.

Apesar de não ter tido uma grande bilheteria e muito menos ter sido indicado a grandes prêmios, Prenda-me Se Fo Capaz é um filme que consegue mesclar muito bem comédia com drama, com um roteiro muito afiado e com um grande elenco que inclui além de DiCaprio e Hanks, Christopher Walker, Martin Sheen e Amy Adams.

O filme é certamente um dos mais divertidos e interessantes trabalhos do diretor, e merecia um maior reconhecimento da academia. Sendo que foi indicado “apenas” em 2 categorias: Melhor ator coadjuvante para Christopher Walken, e Melhor Trilha Sonora. No entanto, o longa é muito bem avaliado em sites que agregam críticas de filmes, tendo 96% de aprovação no Rotten Tomatoes.





2° O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)



O filme que se passa durante a segunda guerra mundial, conta a história de um pelotão do exército americano que desembarca na Normandia com a missão resgatar o soldado James Francis Ryan.

Quem acompanha o Grillo Review sabe que para nós O Resgate do Soldado Ryan é o Melhor filme de guerra da história, tendo ficado em 1° lugar nos 5+ Filmes de Guerra. E não para menos, o longa tem tudo que um bom filme de guerra deve ter, emoção, personagens carismáticos, drama e principalmente grandes cenas de combate. E aliás, grandes cenas de combate é o que não falta no filme. A sequência inicial do desembarque das tropas americanas sendo recebidas a bala pelo exército inimigo já se tornou icónica. O filme criou um novo padrão de como se fazer filmes de guerra, utilizando muito da violência brutal, ação alucinante e da ausência de som para atenuar o drama dos personagens. Enfim, quase 100% dos filmes de guerra que vieram na sequência seguiram essa fórmula.

Além de ter sido um sucesso de bilheteria, O Resgate do Soldado Ryan recebeu grande reconhecimento da crítica e também da academia. Tendo sido indicado a incríveis 11 estatuetas e tendo vencido 5 delas: Melhor Diretor, Fotografia, Edição, Edição de Som e Mixagem de Som.






1° A LISTA DE SCHINDLER (1993)



O filme conta a história real de como o empresário alemão Oskar Schindler ajudou a salvar a vida de mais de mil judeus durante a segunda guerra mundial.

Essa é sem dúvidas a obra prima de Spielberg. É o filme mais artístico, emocionante e impactante do diretor. E olha que isso não é pouca coisa, já que estamos falando de um dos maiores cineastas da história de Hollywood. Com uma fotografia impressionante, em preto e branco, mas com alguns objetos vermelhos, o filme é uma aula de estética. A menina de casaco vermelho em meio a todo o resto em preto e branco é uma imagem poderosíssima, que certamente ficou eternizada. Sem falar no alto componente dramático da trama, criado pela magistral direção de Spielberg e também pelas grandes atuações de Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley.

Esse foi o filme mais premiado do diretor, tendo sido indicado a 12 Oscars e  tendo vencido em 7 categorias: Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Edição, Fotografia e Direção de Arte.





------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Melhores Filmes de Stanley Kubrick


Reconhecido pelos críticos como um dos maiores diretores da história, se não o melhor, Stanley Kubrick é sem dúvida um dos maiores artistas que já puseram o pé em Hollywood. Sua perfeição na hora de compor as imagens, de uma simetria belíssima, o tornou uma lenda do cinema. Além da beleza das imagens que exibia na telona, Kubrick também se destacava pela versatilidade em trabalhar com os mais diversos gêneros cinematográficos. Épico histórico, terror, ficção científica e guerra são só alguns dos estilos que o cineasta se aventurou.
Devido à grande importância de Kubrick para a história do cinema resolvemos escolher quais são na nossa opinião os 5 melhores trabalhos do diretor:



5° Glória Feita de Sangue (1957)


Primeiro grande sucesso do diretor, Glória Feita de Sangue se passa durante a 1° guerra mundial e conta a história de um ataque suicida dos franceses contra os alemães e as consequências políticas que esse ataque ocasiona.
Protagonizado por Kirk Douglas e filmado em preto e branco o filme é considerado como um dos melhores longas de guerra de todos os tempos. As cenas de batalha, em especial a do começo do filme são um espetáculo. Some ainda a forte crítica anti-bélica e temos, portanto, um grande clássico do cinema.



4° O Iluminado (1980)


Baseado na obra literária homônima de Stephen King e protagonizado por Jack Nicholson, O Iluminado é um dos maiores clássicos de terror da história. O filme conta a história de Jack Torrance (Nicholson), um escritor que aceita um emprego de zelador em um hotel afastado da civilização em busca de inspiração para escrever. Ele se muda para lá junto com a esposa e o filho, no entanto, após uma nevasca deixar a família sem poder sair do hotel por um longo período, fatos estranhos começam a acontecer e a loucura começa a tomar conta de Torrance.
O longa se tornou icônico ao longo dos anos, com momentos clássicos como “Here´s Jhonny!”, bem como a cena do menino andando de triciclo no corredor.
Kubrick mostra que também é muito competente na hora de criar tensão e assustar, e apesar de não ser um típico filme de terror, O Iluminado é definitivamente chocante e apavorante.



3° Doutor Fantástico

Considerado por muitos críticos como uma das melhores comédias de humor negro da história, Doutor Fantástico se passa durante a guerra fria e narra os bastidores de uma sala guerra americana prestes a lançar uma bomba na URSS. O filme é uma tragicomédia que mescla muito bem temas como guerra, destruição e humor.
O destaque fica por conta de Peter Sellers que interpreta nada mais nada menos do que 3 personagens. Incluindo o personagem que dá nome ao filme, O Doutor Fantástico, um cientista nazista radicado nos EUA mas que mantém antigos hábitos, como uma compulsão irrefreável de fazer a saudação “Heil Hitler”.



2° 2001: Uma Odisseia no Espaço

Considerado por muitos como o melhor filme de ficção científica já feito, 2001 é um verdadeiro marco na história do cinema. Baseado na obra literária de Arthur C. Clark, o filme conta a história da humanidade desde a idade da pedra até a conquista do espaço. O longa é muito mais filosófico do que qualquer coisa, não existe uma linha narrativa clara, o foco é na história do desenvolvimento do ser humano, e até onde ele pode ir.
2001 também é um dos filmes mais icônicos do cinema, sendo lembrado até hoje por suas cenas famosas. O macaco jogando o pedaço de pau para cima, o astronauta correndo na nave e o robô hall 9000 são lembrados até hoje, seja em referências ou até mesmo em paródias.
Por fim, o filme se destaca pelo seu componente visual impressionante. Kubrick delícia o público com efeitos visuais de encher os olhos, impressionantes para a época em que foram feitos. Sem dúvida nenhuma, 2001 é um dos filmes esteticamente mais fantásticos já feitos.



1° Laranja Mecânica


Baseado no livro clássico de Anthony Burgess, Laranja Mecânica marcou época tanto pela polêmica devido à violência do filme, tanto pela direção magistral de Kubrick. Se tem uma palavra que pode definir o filme, podemos dizer que é impactante, você pode até não gostar do longa, mas sem dúvida ficará impactado.
A começar pela história, que narra a vida de Alex de Large, um delinquente juvenil sem nenhum objetivo de vida que se reúne todas as noites com a sua gangue para cometer diversos crimes, como espancamentos, roubos e estupros. No entanto, tudo começa a mudar quando Alex acaba preso por um de seus crimes e vira uma cobaia do governo em um experimento que causa náuseas e dores de cabeça quando o jovem tem pensamentos agressivos.
Se não bastasse a história que já é forte, some ainda a direção de Kubrick, que consegue mesclar muito bem violência e beleza, seja nas cenas de violência em câmera lenta, dando a ideia de dança, de ópera, seja colocando músicas clássicas no fundo de cenas fortes. A música é outro ponto forte do filme, Alex é um delinquente que gosta de música clássica, essa dualidade entre o refinado e o grosseiro está em todo o filme, assim como na cena do estupro em que o protagonista canta “Singing in the rain” ao mesmo tempo em que prática o ato de violência.
Outro ponto de destaque de Laranja Mecânica é a direção de arte, desde o cenário do bar em que a gangue toma o seu leite (ou melhor, moloko), até o figurino de Alex e sua turma, que se transformou em um verdadeiro ícone da cultura pop. Aliado a direção de arte está a fotografia e a direção de Kubrick, que produz enquadramentos belíssimos, movimentos de câmera inteligentes e acima de tudo, imagens que mais parecem uma obra de arte.
Por fim há ainda que destacar a brilhante atuação de Malcom Macdowell no papel de Alex. O ator britânico está completamente surtado e insano como o psicopata líder dos druguis. Ele consegue passar muito bem toda a loucura de certa forma infantil do protagonista. No entanto, mesmo interpretando um criminoso cruel, Macdowel também consegue fazer o público sentir pena de Alex, quando o mesmo está passando pelo tratamento. O ator transmite muito bem todo o sofrimento do garoto que não pode nem ao menos ouvir o seu amado disco do Beethoven.




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Melhores Filmes de Boxe

A exemplo do futebol americano, o boxe é um esporte que sempre rendeu excelentes filmes. Muito devido a sua popularidade nos EUA, Hollywood sempre se interessou por contar histórias de boxeadores e mostrar nas telonas o que só se via nos ringues. Seja pela narrativa em que o boxe serve de metáfora para as batalhas da vida, seja pelo simples prazer de se ver uma emocionante luta, é difícil encontrar alguém que não goste de filmes de boxe, mesmo quem não é fã do esporte.
Separamos para você quais são na nossa opinião os melhores filmes do gênero. Confira!:



5° A Luta pela Esperança (2005)


Dirigido por Ron Howard e protagonizado por Russel Crowe, que já haviam trabalhado juntos no bem-sucedido Uma Mente Brilhante, A Luta pela Esperança narra a história real do boxeador James J. Braddock, que luta para voltar aos ringues ao mesmo tempo em que tem de lidar com a pobreza causada pela depressão de 1929. Além de ter excelentes cenas de lutas, o longa conta com um grande componente dramático, que engrandece e torna a história ainda mais emocionante. De quebra o filme também tem uma bela atuação do grande Russel Crowe, além de uma excelente interpretação de Paul Giamatti que chegou até a ser indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.
O filme foi indicado a 3 Oscars, 2 Globos de Ouro, 1 BAFTA e 2 SAGs, tendo vencido o SAG de melhor ator coadjuvante.




4° O Vencedor (2010)


Dirigido por David Russel e protagonizado por Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams, o filme conta a história real do pugilista Mick Ward (Wahlberg) e seu irmão Dick Eucklund (Bale). Ward sonha em se tornar campeão mundial, e para isso conta com a ajuda do irmão que já foi um grande lutador e inclusive nocauteou Sugar Ray Leonard, mas entrou em declínio devido ao seu vício em crack. A doença do irmão e problemas com o restante da família tornam o sonho de Ward algo mais distante, no entanto ao começar um relacionamento com Charlene Fleming (Adams), o boxeador decide se focar para buscar o sonhado cinturão.
Além de boas cenas de luta, o filme tem uma grande história de superação, tanto de Ward, quanto do seu irmão. Mas os destaques do longa ficam por conta das brilhantes atuações de Christian Bale e Melissa Leo( como a mãe de Ward) sendo que ambos receberam o Oscar pelas interpretações. A performance do ator galês ficou marcada pela impressionante transformação física, Bale emagreceu a ponto de ficar irreconhecível, se assemelhando muito a um usuário de crack



3° Menina de Ouro (2004)


Dirigido por Clint Eastwood e estrelado por Hilary Swank, o filme conta a história de Maggie Fitzgerald (Swank), uma boxeadora talentosa treinada pelo carrancudo Frankie (Eastwood). Tudo parece ir bem até que Maggie sofre um duro golpe da vida (não vou me alonga nessa parte para evitar spoilers).
Esse é sem dúvida o filme mais emocionante e triste dessa lista, que além da grande direção e atuação de Eastwood, conta com uma primorosa interpretação da Hillary Swank, que já havia demostrado grande talento anteriormente no excelente “Meninos Não Choram”.
O longa venceu 4 Oscars, nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Além de 2 Globos de Ouro e 2 SAGs.





2° Franquia Rocky


Pensar em filme de boxe sem pensar em Rocky é impossível. A franquia de Silvester Stallone marcou época e popularizou de vez o pugilismo no cinema. Os filmes se tornaram extremamente marcantes, pela alta dose de lutas memoráveis, e pela bela história de superação e momentos que ficaram imortalizados na cultura pop (como por exemplo as cenas da escadaria, do treinamento com a carne e a famosa fala: “Adrian!!!”).
Rocky é sem dúvida a representação mais memorável do boxe em termos de espetáculo nas telonas. O espírito dos ringues foi fielmente transportado para o cinema através de Stallone.
O primeiro filme da série, “Rocky, um Lutador”, conquistou a incrível façanha de receber o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor, além de 1 Globo de Ouro.




1° Touro Indomável



Se Rocky transportou o espetáculo dos ringues para o cinema, Touro Indomável trouxe as telas um aspecto mais cru e violento do esporte. Reconhecido em várias listas, como um dos maiores filmes da história, o longa transcende o gênero de filme esportivo, se tornando um exemplo de excelência como filme de drama e também de cinema de arte. A fotografia em preto e branco, as grandes lutas, a brilhante direção de Scorsese e a estupenda atuação de De Niro, fazem da adaptação da história real do boxeador Jake LaMotta no melhor filme de boxe da história do cinema.


Touro Indomável foi agraciado com 2 Oscars, Melhor Ator (De Niro) e Melhor Edição, além de 2 BAFTAS e 1 Globo de Ouro


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Melhores Filmes de Darren Aronofsky


Conhecido pelos seus dramas densos que abordam questões profundas como o existencialismo e a psique humana, Aronofsky é sem dúvida um dos diretores mais talentosos dos últimos anos. Além da temática pesada e reflexiva, o diretor é famoso pela imersão que proporciona aos expectadores, através das trilhas sonoras angustiantes, e da sua marca registrada, o hip hop montage.





5° Fonte da Vida (2006)


Protagonizado por Hugh Jackman e Rachel Weiz, Fonte da Vida possui três linhas narrativas: Na espanha da época colonial, um conquistador é mandado por sua rainha para buscar a fonte da vida eterna nas selvas da américa do sul. Enquanto isso nos dias de hoje, um médico pesquisa uma forma de salvar a sua esposa que sofre com um câncer em fase terminal. Por fim, também é mostrado um homem que vive dentro de uma espécie de bolha no espaço, que tem como única companhia uma misteriosa árvore mística.
Este é sem dúvidas o filme mais difícil de se entender do diretor. Apesar de não possuir uma interpretação fechada, em suma o longa trata sobre o sentido da vida, existencialismo, amor e obsessão.








4° O Lutador (2008)


O filme conta a história de um veterano lutador de wrestling (Mickey Rourke), que luta para voltar aos seus dias de glória nos ringues, ao mesmo tempo em que tenta se reaproximar de sua filha e começa um romance com uma stripper.
O Lutador tem um tom bem melancólico e triste e apesar de não ser tão profundo quanto os outros filmes do Aronofsky, é uma obra com bastante peso dramático. O longa foi muito bem recebido pela crítica, tendo vencido o Leão de Ouro do Festival de Veneza, além de 2 Globos de Ouro e 1 BAFTA.





3° Pi (1998)


Pi marcou a estreia de Aronofsky como diretor, e logo no seu primeiro trabalho já podemos ver algumas características marcantes do cineasta, como o hip hop montage e a temática psicológica. No longa é contada a história de Max, um gênio da matemática que busca encontrar um padrão numérico universal que explicaria diversos acontecimentos do mundo. A fotografia em preto e branco, a grande a atuação do protagonista (Sean Gullette), e o roteiro e a direção inovadora de Aronofsky chamaram a atenção da crítica. Pi foi premiado em vários festivais de cinema em todo mundo, tendo vencido o importante Sundance Film Festival, famosa premiação para cineastas iniciantes.






2° Cisne Negro (2010)


Cisne Negro é o filme mais conhecido e aclamado do diretor. Tendo sido indicado a 5 Oscars e vencido na categoria de melhor atriz, Natalie Portman. O longa conta a história de uma bailarina (Portman), que fica obcecada por interpretar perfeitamente o papel do cisne negro no balé o Lago dos Cisnes. O filme aborda muito bem o tema da obsessão, através de interessantes alegorias psicanalíticas. Some ainda a brilhante atuação de Natalie Portman e temos, portanto, um verdadeiro clássico do cinema moderno.






1° Réquiem Para um Sonho (2000)


Logo em seu segundo filme, Aronofsky já chamou a atenção do grande público com uma obra extremamente original e impactante. Réquiem para um sonho aborda o tema do vício e mostra como ele pode gradativamente destruir a vida das pessoas. O filme se notabilizou pelo seu aspecto sensorial, o diretor consegue com louvor colocar o expectador no lugar dos personagens e fazê-los sentir a mesma angustia dos mesmos. Através da trilha sonora agoniante e do uso do hip hop montage, Aronofsky transforma Réquiem Para um Sonho em uma verdadeira experiência de imersão, perturbadora e desconfortável, mas muito bem orquestrada e admirável.

O filme conta ainda com grandes atuações, de Jared Leto, Marlon Wayans e Jennifer Connely, mas principalmente de Ellen Burstyn, que apresenta além da impressionante transformação física uma das interpretações mais viscerais da história do cinema. A atriz foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao SAG pelo papel.





 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Melhores Filmes de Guerra


Desde as guerras da Roma antiga até a recente guerra do Iraque, os conflitos bélicos sempre foram bastante abordados pelo cinema. Devido a abundância de filmes dessa temática existe uma grande quantidade de bons longas de guerra. Decidimos, portanto, fazer uma lista com os melhores na nossa opinião.
A regra utilizada para a elaboração dessa lista foi de se considerar apenas filmes que se passem predominantemente no campo de batalha e que tenham foco nos soldados. Sendo assim, ficaram de fora grandes filmes que não se encaixam nesse critério, como: A Lista de Schindler, O Pianista, O Menino do Pijama Listrado, A Vida é Bela e Franco Atirador.





5° Pecados de Guerra (1989)


Dirigido por Brian De Palma e protagonizado por Michael J. Fox e Sean Penn, Pecados de Guerra se passa no Vietnã e conta a história de um soldado americano (Fox), que se vê tendo de confrontar sozinho o seu próprio comandante (Penn), que sequestra uma garota vietnamita para servir de escrava sexual para todo o batalhão.
O filme tem um ar bem pesado, e aborda até que ponto o ser humano se torna selvagem em situações extremas. Com destaque para as grandes atuações de Michael J. Fox, que mostra que funciona muito bem também em dramas, e para Sean Penn, que convence bastante no papel de um sargento surtado e totalmente sem limites.

Trailer:








4° Glória Feita de Sangue (1957)


Dirigido por Stanley Kubrick e protagonizado por Kirk Douglas, o filme se passa durante a primeira guerra mundial, e aborda as consequências políticas de um ataque suicida francês aos alemães. O longa é considerado um dos melhores trabalhos de Kubrick e conta com uma clara e inteligente mensagem antibélica. Além disso, possui uma das melhores cenas de batalha do cinema, quando os franceses atacam os germânicos logo no início do filme.

Trailer:








3° Apocalypse Now (1979)


Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme se passa na guerra do Vietnã e conta a história do militar membro do grupo de operações especiais Benjamin Willard (Martin Sheen), que é incumbido de encontrar e assassinar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), um desertor do exército americano que agora comanda o seu próprio exército nos confins das selvas asiáticas.
O filme foi extremamente aclamado pela crítica, tanto pela sua qualidade técnica e dramática, quanto pela dificuldade de ser realizado. O longa demorou mais de 3 anos para ser finalizado, devido a cenários caros que foram destruídos pelo mal tempo, além de problemas com o orçamento que foi várias vezes estourado devido à demora para a finalização. Outros fatos curiosos que complicaram a realização do filme, foram o ataque cardíaco que o ator Martin Sheen sofreu durante as gravações, e o fato de Marlon Brando se apresentar no set muito acima do peso e sem decorar as suas falas.
Apocalipse Now ganhou a Palma de Ouro de Cannes, além de ter vencido 3 Globos de Ouro e 2 BAFTAS.

 Trailer:





2° Platoon (1986)


Escrito e dirigido por Oliver Stone, Platoon se passa durante o a guerra do Vietnã, e é narrado através dos olhos do soldado Chris (Charlie Sheen), um jovem idealista de boa condição social que decide se alistar voluntariamente. Durante o confronto Chris acaba conhecendo os sargentos Barnes (Tom Berenger) e Elias (Willian Defoe), que tem uma rixa entre si.
O filme foi um grande sucesso de crítica, tendo vencido 4 Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem. Além de vencer 3 Globos de Ouro, 2 BAFTAS e um Urso de Prata do Festival de Berlim.
 O filme conta ainda com um elenco de peso, com os já citados Charlie Sheen, Tom Berenger e Willian Defoe, além de Forest Whitaker e Johnny Depp, ainda em começo de carreira.

Trailer:






1° O Resgate do Soldado Ryan (1998)


Dirigido por Steven Spielberg, e estrelado por Tom Hanks e Matt Damon, O Resgate do Soldado Ryan se passa durante o ataque dos aliados na Normandia na segunda guerra mundial, e conta a história de um grupo de soldados, liderados pelo Capitão John Miller Jr. (Tom Hanks) que tem como missão resgatar o soldado James Francis Ryan (Matt Damon).
O filme consegue o difícil feito de mesclar muito bem as cenas de ação no campo de batalha com as cenas de drama dos soldados, e é definitivamente o longa de guerra mais competente nesse aspecto. Além disso, O Resgate do Soldado Ryan conta com um dos começos mais eletrizantes da história do cinema, durante a batalha do dia D, que além do ritmo alucinante usa muito bem o recurso da câmera lenta e do silêncio. Tal recurso, que foi amplamente utilizado pela maioria dos filmes de guerra que vieram depois.
O longa foi um grande sucesso de público e crítica, tendo arrecadado mais de 480 milhões de dólares, além de ter vencido 5 Oscars, nas categorias melhor diretor, fotografia, edição, edição de som e mixagem de som. O filme ainda venceu 2 Globos de Ouro e 2 BAFTAS. 

Trailer:




 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Os 5+: Papéis Dramáticos de Jim Carrey


Apesar de Jim Carrey ser mais lembrado pelos seus papeis cômicos, o ator também se sai muito bem em dramas. A prova disso é que o ator já recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro na categoria melhor ator, nos filmes O Mundo de Andy e O Show de Truman. Carrey mostrou ao longo de sua carreira que pode fazer o expectador chorar na mesma medida em que o faz rir, se mostrando um dos raros casos de ator completo.
Escolhemos quais são na nossa opinião os melhores papais dramáticos de Carrey. Confira!






                     5° Filme: Cine Majestic (2001)
                         Papel: Peter Appleton


Neste filme, Jim Carrey vive Peter Appleton, um promissor roteirista de Hollywood, que passa a ser acusado de ser comunista pelo macarthismo que imperava nos EUA nos anos 50. Deprimido, Peter sofre um acidente de carro após dirigir embriagado, e acaba perdendo a memória. Encontrado por um morador de uma cidade pequena, o protagonista é confundido com o filho do proprietário do cinema local que havia desaparecido durante a segunda guerra mundial.
Jim Carrey, tem uma atuação muito sutil, porém marcante no filme. Ele consegue passar bem o sentimento de confusão mental do personagem, e de quebra ainda arranca algumas risadas, além de fazer com excelência cenas mais tristes.





                          4° Filme: Número 23 (2007)
                              Papel: Walter Sparrow


Jim Carrey interpreta Walter, um pacato funcionário de um canil municipal que vê sua vida mudar drasticamente depois de ler um livro que ganhou da esposa. Com título homônimo ao nome do filme, o livro conta a história de um homem obcecado pelo número 23. Walter acaba reconhecendo várias passagens do romance como sendo fatos que aconteceram na sua vida, e acaba por ficar paranoico com o misterioso número.
O ator mostra uma nova faceta em Número 23, ao demonstrar que funciona muito bem em um thriller psicológico. A paranoia e a obsessão transmitidas por Carrey fazem o expectador entrar de cabeça no suspense do filme.





3° Filme: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças 
Papel: Joel Barrish


Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) são um casal de namorados, que após uma briga decidem passar por um procedimento mental que apagará as lembranças que cada um tem do parceiro. O filme trata de uma forma muito inteligente a dor do termino de um relacionamento, e do quanto vale esquecer ou não a pessoa amada.
Esta é possivelmente a performance mais introspectiva e dramática da carreira do ator. Jim Carrey transmite muito bem toda a dor e o sofrimento de Joel, ao mesmo tempo em que convence muito bem como par romântico de Kate Winslet. A atuação de Carrey foi muito bem recebida pelos críticos, e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro e outra ao BAFTA.





                  2° Filme: O Mundo de Andy (1999)
                       Papel: Andy Kaufman


O filme conta a história real do polêmico comediante Andy Kaufman. Jim Carrey impressionou a todos com sua atuação extremamente impactante e real do famoso humorista. O ator vai além de simplesmente imitar o comediante, e consegue dar uma grande profundidade e dramaticidade ao personagem. Andy parecia que estava sempre interpretando, mesmo em entrevistas e na sua vida pessoal, e Jim Carrey consegue pegar muito bem essa faceta de “nunca sair do personagem” de Kaufman.
Jim Carrey foi indicado ao BAFTA e ao SAG, e venceu o Globo de Ouro na categoria de melhor ator.




                   1° Filme: O Show de Truman (1998)
                        Papel: Truman Burbank
                            (Alerta de Spolier)


Neste aclamado drama, Jim Carrey interpreta Truman Burbank, um homem pacato e feliz que não sabe que sua vida na verdade é um reality show que é transmitido para todo o país. Após alguns acontecimentos, Truman desconfia que alguma coisa está errada e decide investigar melhor certos mistérios da sua vida.
Este foi o primeiro papel dramático do ator, que impressionou o público ao mostrar que poderia fazer papeis de drama com a mesma excelência que fazia comédia. A atuação de Jim Carrey vai da alegria no começo do filme a extrema tristeza  e desilusão no final quando descobre que sua vida é uma farsa. A cena final aliás, é uma das mais tristes e emocionantes da história do cinema. Quando Truman começa a chorar e bater no cenário que ele acreditava ser o horizonte, é de partir o coração. O ator consegue passar de uma forma muito real todo o sofrimento que seria descobrir que sua vida na verdade é um programa de televisão.

O papel rendeu ao ator o seu primeiro Globo de Ouro, além de uma indicação ao BAFTA.





 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Os 5+: Melhores Filmes de David Fincher



David Fincher começou a dirigir filmes na década de 90. Seu primeiro trabalho foi na aclamada franquia Alien, com o terceiro longa da saga em 1992. De lá para foram 10 filmes realizados, com grandes sucessos de público e crítica, que o tornaram um dos principais cineastas de Hollywood atualmente. Além de filmes, Fincher também dirigiu alguns episódios da série House of Cards.

Confira abaixo quais são na nossa opinião os melhores longas do diretor:




5° A Rede Social (2010)


O filme conta a história por trás da criação do Facebook, desde a criação da rede social, até a sua consolidação como uma das empresas mais valiosas do mundo. É o maior sucesso de crítica e público do diretor, tendo arrecadado grande bilheteria e arrematado diversos prêmios, como 3 Oscars, 4 Globos de Ouro e 3 BAFTAS. Fincher venceu o Globo de Ouro e o BAFTA como melhor diretor, além de ter sido indicado ao Oscar.


Trailer:









4° Zodíaco (2007)


O filme acompanha a saga do repórter Graysmith (Jake Gyllenhaal), que busca descobrir quem é o misterioso serial killer conhecido como “Zodíaco”. A narrativa enigmática prende o expectador do começo ao fim, com um suspense de primeira linha. Um dos melhores filmes do gênero nos últimos 10 anos.
Além disso, Zodíaco conta com um grande elenco, incluindo Robert Downey Jr, Mark Ruffalo e o já citado Gyllenhaal. Apesar de não ter concorrido a muitos prêmios, o filme foi indicado a Palma de Ouro de Cannes.

Trailer:





3° O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)


Baseado em um conto do famoso escritor F. Scott Fitzgerald, o filme conta a história de um homem (Brad Pitt) que nasce velho e vai se tornando mais jovem ao longo do tempo. Sua natureza fantástica, aliada a um visual impressionante e grandes atuações fizeram do longa um grande sucesso. Fazendo o se tornar um dos filmes com mais indicações na história do Oscar, 13, tendo vencido em 3, melhores efeitos especiais, melhor direção de arte e melhor maquiagem. O Curioso Caso de Benjamin Button marcou a primeira indicação de Fincher ao prêmio de melhor diretor da academia.

Trailer:








2° Seven (1995)


Foi o primeiro grande sucesso do diretor e marcou o início da parceria com Brad Pitt, repetida em Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button. O filme narra a investigação realizada pela dupla de policiais vividos por Pitt e Morgan Freeman, que estão atrás de um misterioso serial killer que baseia seus crimes nos sete pecados capitais.
O grande roteiro e a maneira brilhante que foi conduzido por Fincher fizeram de Seven um sucesso, rendendo-lhe uma indicação ao Oscar de melhor edição e ao BAFTA de melhor roteiro.

Trailer:






1° Clube da Luta (1999)


Citado frequentemente em listas dos melhores filmes de todos os tempos, Clube da Luta já figura como um dos maiores clássicos do cinema. Baseado no livro homônimo, o longa conta a história de um homem frustrado com o seu emprego formal e sua vida sem graça regada a consumismo. Após conhecer o descolado Tyler Durdeen, ele decide criar um clube clandestino de luta.
Recheado de críticas sociais e referenciais filosóficas, o filme também abusa do humor negro para criar uma história interessantíssima. Sem falar das grandes atuações dos protagonistas, Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonhan Carter, que enriquecem ainda mais o longa.
Além da sua inegável qualidade cinematográfica, Clube da Luta se tornou um verdadeiro fenômeno da cultura pop. Quem nunca citou as famosas regras do Clube da Luta?

Apesar de tudo isso, o filme foi um fracasso de bilheteria, muito por conta de uma publicidade negativa a respeito da violência do longa. Clube da Luta só foi reconhecida pela crítica e pelo grande público posteriormente com o lançamento do DVD.


Trailer:







 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Melhores Papéis de Robert De Niro


Robert De Niro é sem sombra de dúvidas um dos melhores atores da história do cinema. Especializado em viver “caras durões”, em particular mafiosos, o ator também mostra uma boa versatilidade ao se sair bem em papeis mais introspectivos e dramáticos, assim como em alguns filmes de comédia. Apesar da queda na qualidade dos seus últimos longas, o grande trabalho de De Niro nunca será apagado, e o seu legado para o cinema é eterno.

Confira abaixo quais são na nossa opinião os melhores papeis da carreira do ator:




5° Filme: O Franco Atirador (1978)
                      Papel: Mike Vronsky


Vencedor do Oscar de melhor filme em 1979, O Franco Atirador conta a história de um grupo de amigos americanos de ascendência russa, que são enviados para a guerra do Vietnã. Apesar de ser um filme sobre guerra, o longa foca mais nas consequências que os horrores da guerra causam aos combatentes.
De Niro interpreta o protagonista Mike, um cara durão e reservado, que mesmo antes da guerra já possui um certo “desequilíbrio”, que é altamente intensificado após a experiência no campo de batalha. O ator consegue muito bem alternar momentos de uma interpretação mais contida e dramática com momentos de explosão e loucura. De Niro está assustadoramente perigoso e insano no papel, o que lhe rendeu indicações de melhor ator no Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

Trailer:






4° Filme: Cabo do Medo (1991)
                         Papel: Max Cady


Robert De Niro interpreta em Cabo do Medo o seu personagem mais psicopata e assustador. O ator vive o ex presidiário Max Cady, que após ser libertado decide se vingar do seu advogado de defesa, que segundo o criminoso negligenciou algumas provas que o inocentariam no tribunal.
De Niro faz um homem totalmente pirado, que não vê outra alternativa senão transformar a vida do advogado e da sua família em um verdadeiro inferno. O ator que é acostumado a viver personagens violentos e loucos, se supera em Cabo do Medo, fazendo um cara que não enxerga nenhum limite para alcançar sua vingança. De Niro foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria melhor ator pelo papel.


Trailer:







        3° Filme: O Poderoso Chefão Parte II (1974)
                  Papel: Vito Corleone


Na segunda parte da tão aclamada trilogia, De Niro interpreta o jovem Vito Corleone. O filme narra em paralelo a história da consolidação de poder de Michael Corleone, e a saga de Vito Corleone ao cargo de “Padrinho”, desde a sua chegado aos EUA até a criação da organização criminosa chefiado por ele.
De Niro tem uma atuação muito contida, devido ao jeito reservado e calculista do personagem, no entanto o ator consegue passar muito bem a imponência de Vito Corleone. Sua atuação é muito certeira e sem exageros, e deu ao ator o seu primeiro Oscar, na categoria de melhor ator coadjuvante.

Trailer:







2° Filme: Taxi Driver (1976)
                            Papel: Travis Bickle


Neste clássico do cinema, De Niro interpreta um motorista de taxi frustrado e com uma vida decadente, que decide combater o que ele considera como a escória da sociedade.
O personagem começa como um cara solitário, desiludido e revoltado com o mundo, e aos poucos vai se transformando, sua raiva vai aumentando e ele vai enlouquecendo. A evolução que De Niro dá ao personagem é incrível, sua atuação vai construindo de forma gradativa um sujeito alucinado e perigoso.
Apesar de não ganhar nenhum grande prêmio pelo papel, o ator foi indicado ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

Trailer:







1° Filme: Touro Indomável (1980)
                       Papel: Jake LaMotta


Neste filme, De Niro interpreta o boxeador Jake LaMotta, que vai do sucesso ao fracasso devido ao seu comportamento desequilibrado e violento fora dos ringues. Este é sem dúvida o trabalho mais notável do ator, que além da grande atuação sofreu mudanças físicas drásticas para viver o personagem. De Niro começa o longa com um corpo atlético de lutador e termina bem gordo para viver LaMotta já aposentado.

Falando da interpretação em si, o ator consegue muito bem transmitir todo o desequilíbrio emocional e a fúria incontrolável do boxeador. Sendo que o papel rendeu a De Niro o seu segundo Oscar da carreira, o primeiro como ator principal, além de um Globo de Ouro.

Trailer:









 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Os 5+: Papéis Cômicos de Jim Carrey


Jim Carrey é sem dúvida um dos melhores atores de comédia que Hollywood já viu. Com o seu humor escrachado e suas caretas características, o canadense conquistou uma legião de fãs ao longo de mais de 30 anos de carreira.
O Grillo Review também é um grande fã do ator, e por isso decidimos fazer uma lista com os melhores papeis cômicos de Carrey (Estamos preparando também uma lista com os seus melhores papéis dramáticos, e devemos publicá-la em breve)
Confira a lista:




                               5°  Filme: Debi e Lóid
                                    Papel: Lloyd Christmas


Lançado em 1994, o filme narra a história de dois amigos “desprovidos” de inteligência que partem em uma viagem para Aspen para devolver uma mala cheia de dinheiro para a sua dona.
Jim Carrey interpreta Lloyd, um idiota ingênuo que se mete em várias confusões com o seu amigo Débi, vivido por Jeff Daniels. Os dois protagonistas têm muita química e o incrível nível de burrice deles rende muitas risadas do público. Este é provavelmente o personagem mais burro que Jim Carrey já interpretou.





                       4° Filme: Eu, Eu mesmo e Irene
                           Papéis: Charlie / Hank 


Neste filme de 2000, Jim Carrey faz dois personagens, Charlie e Hank. Isso porque o protagonista Charlie sofre de dupla personalidade, incorporando ocasionalmente a identidade de Hank. Enquanto Charlie é o típico “bom moço”, Hank é o seu oposto, um verdadeiro bad boy. A situação foge de controle quando Charlie/Hank se apaixonam por Irene e passam brigar incessantemente pelo controle do corpo que compartilham e assim ver quem fica com a moça.
Jim Carrey se supera nesse filme ao viver duas personalidades tão diferentes da mesma pessoa, que só tem em comum o fato de ambas serem hilárias.






                        3° Filmes: Ace Ventura 1 e 2
                            Papel: Ace Ventura


Lançados em 1994 e 1995, os dois filmes apresentam ao público a história de Ace Ventura, um atrapalhado e divertido detetive especialista em crimes envolvendo animais. A atuação extremamente caricata de Jim Carrey, somada a sua caracterização hilária (o inconfundível topete e a camisa florida), fazem de Ace Ventura um dos personagens mais engraçados já vividos pelo ator.
O sucesso dos longas rendeu a Carrey 2 MTV Awards de melhor ator de comédia. O personagem ainda ganhou uma série animada escrita pelo criador de Family Guy, Seth Macfarlane, que foi exibida de 1995 a 1997 pela CBS e entre 1999 e 2000 pela Nickelodeon.





                           2° Filme: O Mentiroso
                               Papel: Fletcher Reede


Lançado em 1998, O Mentiroso conta a história do bem-sucedido advogado Fletcher Reede. O protagonista vive mentindo para os seus colegas de trabalho e clientes, e também para o seu filho Max. Tudo muda quando o garoto faz um pedido de aniversário para que o seu pai não diga uma única mentira durante um dia todo. O pedido acaba se realizando e Fletcher se vê em apuros tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
As situações vividas pelo protagonista no período em que não consegue mentir são hilárias, muito pela própria situação em si como também pela grande veia cômica de Carrey.
A grande atuação rendeu ao ator uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator de comédia.




                           1° Filme: O Máscara
                               Papéis: Stanley Ipkiss / Máscara


Lançado em 1994, O Máscara conta história de Stanley, um funcionário de banco que tem uma vida chata e monótona, que acaba encontrando uma máscara com poderes mágicos, que o transforma em um ser com cara verde e terno amarelo que possui poderes e é livre de inibições, realizando todos os desejos reprimidos de Stanley.
Assim como faria anos depois em Eu, Eu mesmo e Irene, Jim Carrey interpreta dois personagens distintos em O Máscara. Enquanto Stanley é reservado e reprimido, quando ele coloca a máscara se transforma em um homem totalmente insano e sem limites para realizar os seus desejos.

Jim Carrey faz os dois papéis muito bem, com destaque para o pirado Máscara, que dá toda a liberdade para o ator utilizar ao máximo todas as suas caras e bocas que o tornaram tão famoso. A bela atuação rendeu a Carrey uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator de comédia.



 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Melhores Filmes de Máfia


Quem não gosta de um bom filme de máfia? Apesar dos protagonistas quase sempre serem os bandidos, é difícil não simpatizar com esses carismáticos anti-heróis. Como não gostar de personagens como Don Corleone, Tony Montana e Henry Hill? Sem falar na grande contribuição que esses filmes deram para a história do cinema e da cultura pop.
Resolvemos fazer então uma lista com os melhores longas do gênero na nossa humilde opinião. Confira abaixo:




5° Scarface


Lançado em 1983, o filme é um remake de Scarface de 1932, com a diferença que o protagonista que na versão antiga era italiano é agora cubano. O longa dirigido por Brian De Palma e estrelado por Al Pacino conta a história de Tony Montana, um imigrante de Cuba, que cria um verdadeiro império do crime em Miami.
Scarface foi indicado para 3 Globos de Ouro, incluindo melhor ator (Al Pacino), melhor ator coadjuvante (Steven Bauer) e melhor trilha sonora. Sem falar que o filme se tornou um ícone da cultura pop, “ Say hello to my little friend” que o diga!






4° Os Intocáveis


Também dirigido por Brian de Palma, Os Intocáveis foi lançado quatro anos depois que Scarface. O filme conta a história real de um grupo de policiais liderados por Elliot Ness, que tem como missão incriminar o mafioso Al Capone.
O longa possui momentos marcantes, como por exemplo a cena do carrinho de bebê caindo da escada em meio a um tiroteio (baseado no clássico Encouraçado Potemkim), além da trilha sonora marcante do mestre Ennio Morricone. Os Intocáveis foi indicado a 4 Oscars e venceu na categoria melhor ator coadjuvante (Sean Connery).



3° Os Bons Companheiros


Dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Ray Liotta, Robert De Niro e Joe Pesci, o filme conta a história de ascensão e queda de três amigos no mundo da máfia. O longa apresenta uma visão muito profunda da máfia nos EUA, fazendo o expectador mergulhar de cabeça naquele mundo. A direção de Scorsese tem papel vital nessa imersão, com seus planos sequências e enquadramentos inteligentes o cineasta mostra muito bem todas as singularidades da organização criminosa. Sem falar da brilhante atuação de Joe Pesci, a melhor de sua carreira, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante.
  Além do Oscar de Pesci, Os Bons Companheiros foi indicado em mais quatro categorias: Melhor diretor, melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante (Lorraine Bracco). O longa ainda venceu 5 BAFTAs e o Leão de Prata do Festival de Veneza.





2° Era uma Vez na América


Lançado em 1984 e dirigido por Sergio Leone, Era uma Vez na América é uma coprodução entre Itália e EUA. O filme conta a história de um grupo de garotos judeus americanos que se unem para cometer pequenos crimes e com o passar do tempo se tornam grandes mafiosos. O longa é sem dúvida o filme de máfia mais artístico da história do cinema, com uma estética impecável na direção e na fotografia. Era uma Vez na América é um verdadeiro épico de máfia, que acompanha a desenvolvimento dos garotos ao mesmo tempo em que o crime organizado começa a florescer nos EUA em virtude da Lei Seca. Some ainda a grande atuação de Robert De Niro no papel de Noodles, e temos, portanto, uma verdadeira obra prima.
O filme venceu 2 BAFTAs, melhor figurino e melhor e trilha sonora, e foi indicado em outras 3 categorias, melhor atriz coadjuvante (Tuesday Weld), melhor diretor e melhor fotografia.





1° O Poderoso Chefão: Partes I e II


Decidi colocar os 2 primeiros filmes da trilogia juntos para “liberar vaga para mais um filme”, caso contrário as 2 primeiras partes da trilogia iriam dominar esta lista. Quando se fala em filme de máfia invariavelmente o que se vem à cabeça de 10 entre 10 cinéfilos é Poderoso Chefão, que tem em suas duas primeiras partes duas obras primas (o 3° filme é muito bom, mas não se compara aos primeiros).
Para quem não conhece a história, os filmes narram a saga de ascensão ao poder de Michael Corleone ao cargo de chefe de uma das famílias mafiosas mais poderosas dos EUA. Com inúmeros momentos icônicos, como a frase: “Leave the guns, take the cannolis”, e a famosa cena em que Vitto Corleone faz carinho em um gato enquanto discute os pedidos que recebe dos seus “afilhados”, os filmes se tornaram um verdadeiro fenômeno da cultura pop.
Sem falar nos vários prêmios recebidos. Poderoso Chefão parte I concorreu ao Oscar em 9 categorias, vencendo como melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado. Enquanto o 2° filme também foi indicado em 9 categorias e venceu em 6 delas: Melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (De Niro), melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte e melhor trilha sonora.





 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Melhores Filmes do Nolan


Reconhecido pelo público e pela crítica como um dos melhores diretores da atualidade, Chistopher Nolan escreveu e dirigiu alguns dos melhores filmes dos últimos anos. O cineasta consegue transitar entre diversos estilos, desde filmes de super-heróis até ficções científicas, mas sempre com um alto teor filosófico.
Confira abaixo quais são na nossa opinião os cinco melhores trabalhos do diretor:



5° O Grande Truque


Lançado em 2006, o filme se passa no final do século XIX e conta a história da rivalidade entre dois mágicos (Cristian Bale e Hugh Jackman) que buscam incessantemente superar um ao outro.
O filme tem um grande elenco, que também conta com Scarlett Johanson, Michael Caine, David Bowie e Andy Serkis. Sem falar no visual do longa que é incrível, tanto é que concorreu ao Oscar nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.
O filme tem de quebra um final surpreendente com um grande plot twist.

Trailer do filme:





4° Batman: Cavaleiro das Trevas


Sempre presente nas listas de melhores filmes de super-heróis da história, Batman: Cavaleiro das Trevas é um clássico do gênero. O filme vai além de ser apenas um blockbuster, tendo uma profundidade raramente encontrada em longas de heróis. O coringa psicopata de Heath Ledger marcou época e é possivelmente o melhor vilão do cinema baseado em HQs.
A recepção da crítica foi tão boa que o filme foi indicado a incríveis 8 Oscars, tendo vencido em 2 categorias, Melhor Edição de Som e Melhor Ator Coadjuvante. Heath Ledger ainda venceu o Globo de Ouro, o SAG e o BAFTA pela sua grande atuação como o palhaço de Gotham.

Trailer do filme:




3° A Origem


Lançado em 2010, A Origem conta a história de um grupo especializado em invadir o sonho das pessoas para extrair informações dos seus inconscientes. No entanto, o grupo é contratado para uma inédita e arriscada missão, plantar uma ideia na mente de uma pessoa.
O enredo inovador e os efeitos visuais de encher os olhos fizeram do filme um grande sucesso de crítica e público, arrecadando mais de 800 milhões de dólares em todo o mundo e tendo sido indicado e vencido várias premiações. Assim como Cavaleiro das Trevas o longa foi indicado a 8 Oscars, só que dessa vez venceu em 4 categorias: Melhor Fotografia, Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.
O filme ainda conta com um elenco estrelado, como Leonardo DiCaprio, Michael Caine, Joseph Gordon-Levitt, Elen Page, Marrion Cotilard e Ken Watanabe.

Trailer do filme:




2° Interestelar


Lançado em 2014, Interestelar é um dos filmes de ficção científica com um dos melhores embasamentos em física da história do cinema. Aqui não vemos barulhos no espaço ou outras blasfêmias científicas, apesar da história mirabolante de viagem no tempo tudo é plausível segundo teorias científicas.
O longa protagonizado por Matthew McConaughey, conta uma história que se passa em um futuro onde pragas nas plantações levaram a humanidade a viver em uma sociedade  agrária, inclusive o personagem principal é um ex astronauta que agora trabalha como fazendeiro. No entanto, alguns acontecimentos levam a Nasa a enviar o protagonista e uma equipe de astronautas para explorar outros planetas com o intuito de buscar um lugar habitável para os terráqueos.
Some essa boa dose de ficção científica a uma bela pitada de cenas emocionantes e comoventes, temos portanto um dos melhores trabalhos de Nolan e um dos melhores filmes dos últimos anos. Como reconhecimento da crítica o longa recebeu 5 indicações ao Oscar, tendo ganhado na categoria Efeitos Especiais.

Trailer do filme:





1° Amnésia


O filme foi o primeiro grande sucesso da carreira de Nolan e o alçou de vez ao estrelato. Lançado em 2000, o longa foi inspirado em um conto escrito pelo irmão do diretor, Jhonatan Nolan, e possui um dos melhores roteiros da história do cinema. No filme somos apresentados a Leonard Shelby, um homem que sofre com perdas de memória recente e que busca descobrir quem matou a sua mulher, o detalhe é que a história é contada de trás para frente. Com uma narrativa não-linear muito bem construída a história começa pelo fim e acaba no começo, onde o expectador descobre toda a verdade sobre o mistério do filme.
O filme foi muito bem recebido pela crítica e foi indicado ao Oscar em 2 categorias: Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

Trailer do Filme:




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Melhores Filmes do Tarantino


Conhecido pelos seus diálogos incríveis e pelo uso de uma violência que de tão absurda se torna até cômica, Quentin Tarantino é sem dúvida um dos melhores diretores de cinema atualmente. O cineasta já venceu  inúmeros prêmios, como por exemplo 2 Oscars, 2 Globos de Ouro, 2 BAFTAS e uma Palma de Ouro de Cannes
Diante de tantos grandes filmes, a tarefa de escolher Os 5+ do diretor não foi nada fácil. Mesmo assim aceitamos o desafio e fizemos a nossa lista dos melhores de Tarantino.




5° Kill Bill Volume 1 e 2


Inicialmente pensado para ser apenas um filme, Kill Bill acabou sendo separado em dois volumes devido a longa duração que o filme havia ficado, aproximadamente 4 horas. Por isso preferimos analisar os filmes conjuntamente.
Os longas contam a história de Beatrix Kiddo, conhecida como a “noiva”, que busca se vingar daqueles que tentaram assassina-lá. Os filmes contam com uma série de referências a cultura pop, como filmes de artes marciais asiáticos (O traje da protagonista é inspirado em um filme de Bruce Lee) e faroestes italianos. Sem falar da característica “violência tarantinesca”, que em Kill Bill é levada as mais elevadas proporções.


Confira abaixo o Trailer do volume 1:






4° Django Livre



Lançado em 2012, Django Livre foi um dos filmes do diretor mais aclamados pela crítica. O longa venceu 2 Oscars, Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante, Cristopher Waltz.
O filme conta a história de Django, um escravo que é comprado por um caçador de recompensa alemão que promete libertá-lo após ele ajuda-lo em uma missão. A trama bem desenvolvida somada ao grande elenco, Jamie Foxx, Samuel L. Jackson, Cristopher Waltz e Leonardo de DiCaprio, fizeram do filme um dos maiores sucessos da carreira do diretor.


 Confira abaixo o Trailer.







3° Cães de Aluguel


Primeiro filme da carreira de Tarantino, Cães de Aluguel foi lançado em 1992, e apesar de não ter sido um sucesso na época, ganhou ares de grande filme após o grande êxito de Pulp Fiction.
A história gira em torno dos eventos posteriores a um roubo malsucedido efetuado por um grupo de ladrões que não se conhecem, e se referem um ao outro pelo nome de cores. No seu trabalho de estreia o diretor já deu mostras das suas características marcantes, a violência e o diálogos. Em Cães de Aluguel os diálogos predominam sobre a violência, sendo um dos filmes do diretor com melhores diálogos (o diálogo em que os bandidos conversam sobre a música Like a Virgin da Madona  é sensacional).

Confira abaixo o trailer do filme:






2° Bastardos Inglórios


O filme de 2009 conta a história de um grupo de soldados judeus americanos e de uma judia francesa que planejam assassinar nazistas na segunda guerra mundial.
O longa foi um grande sucesso de público e crítica, tendo arrecadado 320 milhões de dólares e recebido vários prêmios. O filme apresentou para o grande público o ator austríaco Cristopher Waltz, que venceu como Melhor Ator Coadjuvante o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e Festival de Cannes.







1° Pulp Fiction


Lançado em 1994, o filme conta três histórias diferentes que acabam se juntando posteriormente. 2 assassinos profissionais, o gângster que os chefia e sua esposa, um boxeador pago para perder uma luta e um casal assaltando um restaurante. A narrativa extremamente original e a violência absurda marcaram a história do cinema e fizeram de Pulp Fiction um clássico.
O filme ganhou vários prêmios, incluindo uma Palma de Ouro de Cannes e 7 indicações ao Oscar, tendo ganhado na categoria de Melhor Roteiro Original. O longa catapultou as carreiras de Samuel L. Jackson e Uma Thurman, que foram indicados ao Oscar como melhor ator e atriz coadjuvantes, além de ter trazido de volta aos holofotes o ator John Travolta, indicado como melhor ator.
Além dos prêmios e dos elogios da crítica, O que torna Pulp Fiction um dos maiores clássicos da história do cinema é a sua herança para a cultura pop. Diálogos tão marcantes como o de Samuel L. Jackson citando Ezequiel antes de cometer um assassinato e cenas tão marcantes como a dança de Uma Thurman e John Travolta tornaram o filme tão inesquecível. Por isso Pulp Fiction é o maior filme de Quentin Tarantino!

Confira abaixo o trailer do filme:






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Melhores Filmes do Scorsese


Considerado um dos maiores diretores da história do cinema mundial, o itálo-americano já ganhou inúmeros prêmios. Só na categoria melhor diretor foram: 2 Emmys, 1 BAFTA, 1 Prêmio de Cannes, 3 Globos de Ouro, e 1 Oscar, entre outras tantas premiações. O Oscar aliás, só veio na 7° indicação de Scorsese, que venceu em 2007 com Os Infiltrados.
Diante da extensa filmografia e do grande número de sucessos e prêmios, foi difícil fazer uma lista dos 5 melhores filmes do cineasta. Mas aceitamos o desafio e resolvemos listar Os 5+ de Martin Scorsese na nossa humilde opinião.




5° O Aviador


O filme conta a história real do gênio excêntrico da aviação Howard Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio. Sucesso de crítica e público, o longa foi indicado ao Oscar em incríveis 11 categorias, mas venceu em “apenas” 5. Os prêmios de melhor diretor e melhor ator acabaram não vindo, e a dupla Scorsese / DiCaprio teve que adiar mais uma vez o sonho da almejada estatueta.


Confira abaixo o trailer do filme:









4° Os Infiltrados


O longa é uma adaptação de um filme de Hong Kong chamado “Conflitos Internos. E narra a história de um agente da polícia infiltrado na máfia irlandesa de Boston, ao mesmo tempo em que um membro da mesma máfia se infiltra na polícia. A trama violenta, divertida e inteligente rendeu a Scorsese o seu primeiro e até agora único Oscar de Melhor Diretor, e de quebra ainda venceu nas categorias Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Edição. Martin ainda por cima conseguiu fazer o limitado Mark Wahlberg concorrer a Melhor Ator Coadjuvante, provando que tem mesmo um certo “Toque de Midas”.


Confira abaixo o trailer do filme:






3° Os Bons Companheiros


Baseado no livro Wiseguy, escrito por Nicholas Pileggi.A história conta a saga de ascensão e queda de 3 mafiosos vividos por Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci, e mostra muito bem o mundo da máfia nos EUA. O longa é considerado por muitos como um dos maiores filmes de gangster já feitos, sempre presente nas listas dos maiores do gênero, ao lado de Poderoso Chefão e os Intocáveis.
Apesar de não dar a Scorsese o Oscar de Melhor Diretor, o longa recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, dado ao insano Joe Pesci, e ainda foi indicado a Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro. Scorsese ainda venceu o Festival de Veneza e o BAFTA na categoria Direção.


Confira abaixo o trailer do filme:









2° Touro Indomável


Lançado no ano de 1980, o filme conta a história do boxeador americano Jake LaMotta, que passa por vários problemas pessoais que acabam comprometendo a sua carreira. O filme tem um visual muito impactante. As cenas em preto e branco dão um tom mais cru a narrativa, e passam muito bem a essência do filme. O longa consegue aliar muito bem o componente artístico ao de entretenimento.
No Oscar de 1981 Touro Indomável venceu nas categorias Melhor Ator, De Niro, e melhor Edição. Além de ter sido indicado como melhor Direção, Filme, Ator e Atriz Coadjuvantes, Fotografia e Som.


Confira abaixo o trailer do filme:









1° Taxi Driver


Definitivamente o mais cultuado filme de Scorsese. Taxi Driver foi selecionado pela biblioteca do congresso dos EUA para ser preservado no National Film Registry. O longa foi o primeiro trabalho de grande destaque do diretor, e o alçou ao estrelato, assim como fez com Robert De Niro e a jovem Judy Foster.
O filme conta a história de Travis Bickle, um motorista de taxi frustrado e perturbado que decide combater com violência o que ele chama de a escória de Nova York. As grandes cenas de violência, o forte realismo e a grande atuação de De Niro transformaram o longa e um dos maiores clássicos da história do cinema. Cenas icônicas como a do protagonista olhando para o espelho e falando “ You talking to me ?”, ficaram marcadas na cultura pop.
Taxi Driver foi amplamente reconhecido e premiado, tendo vencido 3 BAFTAS e uma Palma de Ouro de Cannes. Além de ter sido indicado em 4 categorias no Oscar, incluindo melhor filme.



 Confira abaixo o trailer do filme:







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






Melhores Filmes de Super-Herois




Filmes de super-heróis nunca estiveram tão na moda quanto atualmente. A Marvel saiu na frente com Vigadores e companhia, mas agora a DC parece que entrou de vez na briga. Em um ano em que temos Batman vs Superman e Guerra Civil, quem sai ganhando nessa guerra é o expectador.
Aproveitando essa era de ouro dos heróis no cinema, fizemos uma lista com os 5 melhores filmes do gênero na nossa opinião.






5°   Homem Aranha 2



Lançado em 2004, o filme consolidou de vez a franquia do Homem Aranha nos cinemas. A história conta as dificuldades de Peter Parker em conciliar sua vida pessoal com a rotina de combate ao crime. Existe agora um novo inimigo, Dr Octopus, um vilão que após sofrer com uma experiência fracassada e a perda da mulher usa os seus braços robóticos para aterrorizar a cidade de Nova York.
O filme foi um sucesso de crítica e público e até hoje é considerado por muitos como o melhor do cabeça de teia nas telonas. O longa ganhou o Oscar de melhores efeitos especiais e foi indicado nas categorias Melhor Som e Melhor Edição de Som.




4°   Capitão América 2: Soldado Invernal



No filme de 2014 o Capitão América tem de enfrentar o seu amigo de juventude que agora se transformou no vilão Soldado Invernal, e  a organização Hydra que estava controlando secretamente a  S.H.I.E.L.D. O filme não é apenas sobre super-heróis, pode também ser incluído no gênero de espionagem.  Toda a questão da tensão e da ideia de conspiração transformam Capitão América 2 em uma espécie de Identidade Bourne da Marvel.
O longa é considerado um dos melhores da nova era da Marvel e foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais, tendo perdido para Interestelar.




3°   Vingadores


Lançado em 2012 o filme apresenta pela primeira vez o maior grupo de heróis da Marvel. No longa, a equipe formada pelo Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro enfrenta o deus nórdico Loki. Vingadores revolucionou os filmes de super-heróis ao mostrar pela primeira vez um crossover nos cinemas.
Além de ter sido considerado um sucesso pelo público e pela crítica, Vingadores teve a maior bilheteria de todos os filmes de super-heróis e a 5° maior bilheteria da história do cinema com incríveis 1,5 bilhões de dólares.




2°   Batman: Cavaleiro das Trevas


A continuação de Batman Begins mostra o embate entre o homem morcego e os vilões Duas Caras e Coringa, com enorme destaque para o palhaço de Gotham. O personagem vivido por Haeth Ledger consegue o feito de deixar o protagonista em segundo plano. A atuação impactante de Ledger foi tão boa que fez a academia se render e dar um Oscar de melhor ator coadjuvante para o filme, algo bem difícil de acontecer com block busters que geralmente só concorrem nas categorias técnicas. O prêmio dado a Heath Ledger foi o 2° da história da premiação a ser entregue a um ator após a sua morte,  anteriormente Peter Finch já havia vencido por Network em 1977.
Além do Oscar de ator coadjuvante, Batman: Cavaleiro das Trevas também venceu na categoria Melhor Edição de Som, e foi indicado em outras 6 categorias, direção de arte, fotografia, mixagem de som,  efeitos visuais, maquiagem e edição de som.  Ledger também venceu nas outras grandes premiações do cinema, Globo de Ouro, BAFTA e SAG.




1°   Watchmen


O filme de 2008 elevou os filmes de super-heróis a um outro nível. Com uma trama muito realista, personagens complexos e extremamente humanos, e uma realidade na qual os super-heróis influenciam a política e o destino da humanidade, Watchman foge totalmente dos padrões de filmes do gênero.  A temática mais adulta e o visual exuberante, somados a extrema fidelidade aos quadrinhos fazem do longa o melhor filme de super-heróis da história.






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Melhores Papéis do DiCaprio


Depois de tanto bater na trave, o tão aguardado Oscar de Leonardo DiCaprio finalmente veio em 2016. No entanto, o ator teve grande destaque em muitos outros filmes. Confira abaixo a lista com os seus 5 papéis mais marcantes.


            5°        Filme: Diário de um Adolescente
Papel: Jim Carrol         


Neste filme DiCaprio interpreta Jim Carrol, um garoto que joga basquete pelo time da escola e também se interessa por poesia, mas que vê sua vida se afundar quando se torna viciado em drogas. O filme é baseado na história real do escritor, poeta e músico americano Jim Carrol.


Confira abaixo o trailer do filme:




4°    Filme: Gilbert Grape

      Papel: Arnie Grape


Este foi a papel que tornou DiCaprio conhecido do grande público. Com apenas 19 anos, o ator deu um show de interpretação ao viver um deficiente mental, Arnie Grape, irmão mais novo do personagem de Johnny Depp.
Apesar de ser um coadjuvante na trama, DiCaprio foi quem mais se destacou no longa. Tendo recebido a sua primeira indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro.


Confira abaixo o trailer do filme:




3°    Filme: O Regresso

       Papel: Hugh Glass


No papel que rendeu o seu único Oscar de melhor ator, DiCaprio vive o comerciante de
peles Hugh Glass que após ser gravemente ferido por um urso é deixado para morrer no meio do nada pelos seus colegas de expedição.
Além da tão sonhada estatueta dourada, DiCaprio também foi premiado com o Globo de Ouro, BAFTA e o Screen Actors Guild.


Confira abaixo o trailer do filme:




2°      Filme: Lobo de Wall Street

 Papel: Jordan Belfort


No longa, DiCaprio interpreta Jordan Belfort, um corretor de Wall Street que fica milionário com fraudes financeiras e que também é viciado em drogas. O ator consegue passar muito bem a agressividade e a loucura megalomaníaca do personagem. Com destaque para a cena em que o personagem não consegue nem andar depois de ficar muito drogado, e  tem que se arrastar no chão para conseguir entrar na sua casa.
O ator recebeu o Globo de Ouro pelo papel e só não venceu o Oscar porque teve a dura concorrência de Mathew McConaughey que levou a estatueta por Clube de Compras Dallas.


Confira abaixo o trailer do filme:





1°     Filme: O Aviador 

                  Papel: Howard Hughes



Neste filme Leonardo DiCaprio vive o famoso cineasta, engenheiro, empresário e aviador americano Howard Hughes. O ator se destacou por interpretar brilhantemente essa grande figura da história dos EUA. A genialidade e a loucura de Hughes são muito bem transmitidas por Dicaprio.
Azar que o ator teve pela frente um excelente Jamie Foxx na pele de Ray Charles na disputa pelo Oscar e acabou não levando a estatueta. No entanto, ele recebeu o Globo de Ouro pelo papel, além de ter sido indicado ao BAFTA e ao SAG Awards.


Confira o trailer do filme:






Nenhum comentário:

Postar um comentário