terça-feira, 12 de abril de 2016

Os 5+: Martin Scorsese



Considerado um dos maiores diretores da história do cinema mundial, o itálo-americano já ganhou inúmeros prêmios. Só na categoria melhor diretor foram: 2 Emmys, 1 BAFTA, 1 Prêmio de Cannes, 3 Globos de Ouro, e 1 Oscar, entre outras tantas premiações. O Oscar aliás, só veio na 7° indicação de Scorsese, que venceu em 2007 com Os Infiltrados.
Diante da extensa filmografia e do grande número de sucessos e prêmios, foi difícil fazer uma lista dos 5 melhores filmes do cineasta. Mas aceitamos o desafio e resolvemos listar Os 5+ de Martin Scorsese na nossa humilde opinião.




5° O Aviador


O filme conta a história real do gênio excêntrico da aviação Howard Hughes, interpretado por Leonardo DiCaprio. Sucesso de crítica e público, o longa foi indicado ao Oscar em incríveis 11 categorias, mas venceu em “apenas” 5. Os prêmios de melhor diretor e melhor ator acabaram não vindo, e a dupla Scorsese / DiCaprio teve que adiar mais uma vez o sonho da almejada estatueta.


Confira abaixo o trailer do filme:







4° Os Infiltrados


O longa é uma adaptação de um filme de Hong Kong chamado “Conflitos Internos. E narra a história de um agente da polícia infiltrado na máfia irlandesa de Boston, ao mesmo tempo em que um membro da mesma máfia se infiltra na polícia. A trama violenta, divertida e inteligente rendeu a Scorsese o seu primeiro e até agora único Oscar de Melhor Diretor, e de quebra ainda venceu nas categorias Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Edição. Martin ainda por cima conseguiu fazer o limitado Mark Wahlberg concorrer a Melhor Ator Coadjuvante, provando que tem mesmo um certo “Toque de Midas”.


Confira abaixo o trailer do filme:






3° Os Bons Companheiros


Baseado no livro Wiseguy, escrito por Nicholas Pileggi.A história conta a saga de ascensão e queda de 3 mafiosos vividos por Robert De Niro, Ray Liotta e Joe Pesci, e mostra muito bem o mundo da máfia nos EUA. O longa é considerado por muitos como um dos maiores filmes de gangster já feitos, sempre presente nas listas dos maiores do gênero, ao lado de Poderoso Chefão e os Intocáveis.
Apesar de não dar a Scorsese o Oscar de Melhor Diretor, o longa recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante, dado ao insano Joe Pesci, e ainda foi indicado a Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro. Scorsese ainda venceu o Festival de Veneza e o BAFTA na categoria Direção.


Confira abaixo o trailer do filme:







2° Touro Indomável


Lançado no ano de 1980, o filme conta a história do boxeador americano Jake LaMotta, que passa por vários problemas pessoais que acabam comprometendo a sua carreira. O filme tem um visual muito impactante. As cenas em preto e branco dão um tom mais cru a narrativa, e passam muito bem a essência do filme. O longa consegue aliar muito bem o componente artístico ao de entretenimento.
No Oscar de 1981 Touro Indomável venceu nas categorias Melhor Ator, De Niro, e melhor Edição. Além de ter sido indicado como melhor Direção, Filme, Ator e Atriz Coadjuvantes, Fotografia e Som.


Confira abaixo o trailer do filme:







1° Taxi Driver


Definitivamente o mais cultuado filme de Scorsese. Taxi Driver foi selecionado pela biblioteca do congresso dos EUA para ser preservado no National Film Registry. O longa foi o primeiro trabalho de grande destaque do diretor, e o alçou ao estrelato, assim como fez com Robert De Niro e a jovem Judy Foster.
O filme conta a história de Travis Bickle, um motorista de taxi frustrado e perturbado que decide combater com violência o que ele chama de a escória de Nova York. As grandes cenas de violência, o forte realismo e a grande atuação de De Niro transformaram o longa e um dos maiores clássicos da história do cinema. Cenas icônicas como a do protagonista olhando para o espelho e falando “ You talking to me ?”, ficaram marcadas na cultura pop.
Taxi Driver foi amplamente reconhecido e premiado, tendo vencido 3 BAFTAS e uma Palma de Ouro de Cannes. Além de ter sido indicado em 4 categorias no Oscar, incluindo melhor filme.



 Confira abaixo o trailer do filme:




Nenhum comentário:

Postar um comentário