segunda-feira, 1 de maio de 2017

A Mosca (1986)




Ícone do cinema gore e de ficção científica, A Mosca é certamente um filme marcante para quem o assisti, seja pela esquisitice, pelo aspecto para lá de nojento, ou então pela inteligente metáfora. Você pode até não gostar desse tipo de filme, mas com certeza ficará impressionado pelas imagens e pela história.

Dirigido por David Cronenberg, diretor que ficou famoso por filmes que misturam elementos de ficção científica e um surrealismo bizarro, como Scanners e Videodrome, A Mosca de 1986 é uma refilmagem do longa homônimo de 1958.

O filme conta a história de Seth Brundle (Jeff Goldblum), um cientista que desenvolve uma máquina de tele transporte. No entanto, tudo começa a dar errado quando Seth decide testar a máquina com ele mesmo dentro, só que o mesmo não percebe que uma mosca também entrou na máquina com ele. Aparentemente tudo dá certo, o cientista é tele transportado, porém, aos poucos vai descobrindo que ele acabou se fundindo com a famigerada mosca no processo, e isso desencadeia uma lenta e perturbadora transformação dele em um inseto.

Se analisado em um nível mais superficial, A Mosca não passa de um filme gore nojento, de um homem que vai se transformando em uma mosca. No entanto, olhando com mais atenção percebe-se que o longa de Cronenberg contém uma alta carga de alegoria, inspirada principalmente no clássico livro do escritor Fran Kafka, A Metamorfose. Na obra de Kafka um homem amargurado e frustrado com a sua vida medíocre acorda um belo dia transformado em uma enorme e repulsante barata. Assim como no livro do escritor tcheco, a metáfora da transformação em inseto do filme de Cronenberg simboliza a degradação do homem médio, que se sente como um inseto, um ser nojento e desprezível para as outras pessoas e para ele mesmo.

Quanto aos aspectos cinematográficos, o filme também é muito competente. Com uma maquiagem muito bem feita, que passa com muita veracidade que o protagonista está se transformando em uma mosca. Aliás, a maquiagem é um dos pontos em que o filme se destaca, por ser extremamente impactante e também nojenta. Esse é um aspecto que pode ser altamente positivo para o expectador que gosta de um bom gore bizarro, mas por outro lado pode ser algo que irá incomodar os expectadores que se impressionam fácil e que tem aversão a esse componente mais nojento.

Quanto a direção, Cronenberg mostra que tem total controle sobre a história que deseja contar, transformando o filme em uma experiência imersiva e por vezes perturbadora para a audiência, abusando de imagens fortes da transformação de Seth em uma mosca, e assim contribuindo para o aumento da tensão latente.

Sobre as atuações, todas são muito boas. A começar por Jeff Goldblom  (Jurassic Park), no papel do cientista Seth. O ator se adequa perfeitamente ao personagem, foi a escalação perfeita para dar vida ao protagonista. Goldblom não é nem de longe o estereótipo do galã hollywoodiano, pelo contrário, é um cara esquisito e desajeitado. Perfeito para o papel de um cientista desajustado e que se transforma em um inseto.

Outra que está muito bem é Geena Davis (Beetlejuice), no papel do par romântico de Seth, a jornalista Veronica. Além de carismática, a personagem tem uma importância narrativa muito forte. Ela é o elo que liga a normalidade inicial a bizarrice do meio para o final do filme. A personagem passa por todas as fases emocionais que o expectador também passa com o longa. Começando com um estranhamento em relação ao protagonista esquisitão no primeiro ato, passando por um pela simpatia e identificação com o mesmo no segundo ato, e terminado com um mix de pena e nojo no derradeiro terceiro ato.

Em suma, A Mosca é um filme estranho, bizarro, muito bizarro, mas que também tem um forte e interessante componente metafórico. É um filme gore, de ficção científica e também filosófico, assim como a obra literária que o inspirou. Por conta das nojentas cenas de transformação, aliás bota nojenta nisso, não é um filme para todo mundo, é preciso ter estômago e não se impressionar facilmente. Se bem que é difícil não se impressionar com A Mosca, nem tanto pelo gore, mas muito mais pelo tema da degradação humana. Resumindo, é uma obra que impressiona positiva ou negativamente, dependendo do gosto do expectador, mas o que não se pode negar é que algo impressiona. Resumindo, é um filme que merece ser visto, e sobretudo merece ser lembrado.

NOTA: 8,75


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