segunda-feira, 21 de março de 2016

Californication


Californication conta a história do escritor nova-iorquino Hank Moody, que se muda com a mulher e filha para Los Angeles após o sucesso do seu livro que vai virar filme. No entanto, a mudança de cidade gera para o protagonista problemas familiares e de bloqueio criativo. É nesse contexto que se desenvolvem as 7 temporadas dessa sensacional série, vencedora de 2 Emmys de fotografia e 1 Globo de Ouro de melhor ator de comédia para David Duchovny.

Primeiramente é bom falar que o nome Californication não é por acaso. Como já dito acima a história se passa em LA, Califórnia, e possui muitas cenas de FORNICATION. Sim, a série tem muito sexo e não é recomendada para quem tem restrições quanto a isso. O personagem Hank Moody aparece quase que em todos os episódios transando com uma mulher diferente, sem falar dos outros personagens que tem uma vida sexual digamos que bem ativa.

A tentação do sexo fácil e o deslumbramento com o sucesso de escritor fazem o protagonista entrar em uma derrocada familiar e profissional. Sua mulher o abandona e o seu próximo livro tarda em não sair, levando Moody a se afundar no sexo e na bebida para esquecer os seus problemas.

Falando desse jeito parece que a série é um drama pesado, no entanto é classificada pela crítica como Comédia. De fato a história possui muita comédia, mesclando diálogos de humor extremamente ácido e cenas hilariantes beirando a comédia pastelão. Porém, não se pode classificar a série como apenas Comédia. O humor na série serve como pano de fundo para o drama profundo do protagonista.

Essa transição entre comédia e drama é a principal qualidade da série. No mesmo episódio o expectador pode ir da gargalhada ao choro. Essa passagem do engraçado para o triste ocorre de maneira muito sutil, sendo que mesmo nas cenas de humor se percebe um pouco de drama e vice e versa.

A série também é impecável quanto às atuações. David Duchovny consegue passar brilhantemente a profunda angustia de Moody disfarçada pelo seu humor negro, não atoa ganhou o Globo de Ouro pelo papel. Outro personagem de destaque é a filha de Hank, Becca, interpretada por Madeleine Martin, que apesar da pouca idade atua de igual para igual com o elenco adulto. E o que dizer do amigo e empresário de Hank, Charlie Runkle, interpretado pelo hilário Evan Handler? De fato os momentos mais engraçados da série são as cenas de Charlie com Hank e Charlie contracenando com a sua mulher Marcy, interpretada pela também muito engraçada Pamela Adlon.

Outro fator de destaque da série é a fotografia, ganhadora de 2 prêmios Emmy. As belas tomadas das praias californianas são um show a parte. Cumprindo bem o seu papel de ambientar o expectador nesse mundo paradisíaco e louco da Califórnia.

Por fim, Californication se destina a todos aqueles que gostam de uma boa comédia, mas também não abrem mão de uma bela dose dramática.  A série consegue o feito de se aprofundar em questões difíceis como amor, angustia e existencialismo. Ao mesmo tempo em que abusa do humor para criar um certo contraste. Resumindo, Californication é uma tragicomédia do sonho americano, ou mais especificamente do “sonho californiano”.




Confira abaixo o trailer da série:



Nenhum comentário:

Postar um comentário