segunda-feira, 9 de maio de 2016

Cinema Paradiso


Cinema Paradiso é um filme italiano lançado em 1988 e dirigido por Giuiseppe Tornatore. O longa se passa em um pequeno vilarejo na Sicília e conta a história de amizade entre o menino Totò e o projecionista de cinema Alfredo. O garoto sempre foi apaixonado por cinema e ia frequentemente as sessões do Cinema Paradiso, o cinema da cidade, escondido da mãe. Foi aí que acabou conhecendo Alfredo, que posteriormente o ensinou o ofício de projecionista. À primeira vista o filme pode até parecer simples, mas a direção de Tornatore e as atuações dos protagonistas tornam Cinema Paradiso um filme belíssimo, de uma sensibilidade sem igual. Tanto é que foi reconhecido com o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990.

Além de abordar de uma maneira muito bonita o tema da amizade, o filme ainda tem como pano de fundo uma grande homenagem a sétima arte. A sala de cinema que dá o título ao longa é quase que um personagem, tendo um papel vital na trama, e influenciando profundamente o desenvolvimento do protagonista Totò. Quando é mostrado o garoto assistindo as sessões no Cinema Paradiso, são mostradas diversas cenas clássicas da história do cinema, um verdadeiro deleite para qualquer expectador cinéfilo.

É impossível a qualquer amante da sétima arte não se identificar com a paixão que o pequeno Totò tem pelo cinema. Aliás, falando sobre o protagonista, o ator Salvatore Cascio dá um verdadeiro show de interpretação. Extremamente carismático e fazendo muito bem tanto as cenas mais cômicas quanto as mais dramáticas, Cascio tem uma das melhores atuações mirins da história do cinema, que acabou lhe rendendo o BAFTA de melhor ator coadjuvante.

O grande amigo de Totò no filme, Alfredo, interpretado por Philippe Noiret, não fica atrás no quesito atuação. Noiret tem uma química muito boa com Cascio, além de uma interpretação muito sensível, que torna o personagem muito humano e verossímil. A bela atuação de Noiret lhe rendeu um BAFTA de melhor ator.

Quanto a direção, Giuseppe Tornatore tem papel fundamental na pureza e beleza com que o filme é conduzido. O diretor compõe imagens muito belas e dá um tom muito sensível ao longa. Tornatore, aliás, sabe muito bem fazer filmes sobre a infância, com toda a pureza e delicadeza dessa fase da vida. Recentemente o diretor fez Malèna, um longa sobre um garoto que vive em uma vila na Sicília durante a segunda guerra, e que é apaixonado por uma bela mulher chamada Malèna, interpretada por Monica Bellucci.

Além da grande direção, Cinema Paradiso também tem uma grande trilha sonora, composta pelo brilhante Ennio Morricone. A trilha complementa muito bem a direção, dando esse tom sensível e belo ao filme. Tanto que rendeu ao filme o BAFTA de melhor trilha sonora.

Portanto, Cinema Paradiso não é somente um clássico do cinema italiano, é um dos melhores filmes já feitos, um verdadeiro clássico do cinema mundial. O longa consegue abordar muito bem temas como, amizade, infância, vida e o próprio cinema. Tendo grandes atuações, somadas a um bom roteiro, e uma belíssima direção e trilha sonora. Sem falar que o filme possui uma das cenas finais mais emocionantes da história do cinema (quem assistiu fatalmente concordará). Por todos esses motivos citados, o filme ganhou um grande reconhecimento da crítica, tendo vencido o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1990, além de 1 Globo de Ouro e 5 BAFTAS.

Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário