segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os 5+: David Fincher



David Fincher começou a dirigir filmes na década de 90. Seu primeiro trabalho foi na aclamada franquia Alien, com o terceiro longa da saga em 1992. De lá para foram 10 filmes realizados, com grandes sucessos de público e crítica, que o tornaram um dos principais cineastas de Hollywood atualmente. Além de filmes, Fincher também dirigiu alguns episódios da série House of Cards.

Confira abaixo quais são na nossa opinião os melhores longas do diretor:




5° A Rede Social (2010)


O filme conta a história por trás da criação do Facebook, desde a criação da rede social, até a sua consolidação como uma das empresas mais valiosas do mundo. É o maior sucesso de crítica e público do diretor, tendo arrecadado grande bilheteria e arrematado diversos prêmios, como 3 Oscars, 4 Globos de Ouro e 3 BAFTAS. Fincher venceu o Globo de Ouro e o BAFTA como melhor diretor, além de ter sido indicado ao Oscar.


Trailer:







4° Zodíaco (2007)


O filme acompanha a saga do repórter Graysmith (Jake Gyllenhaal), que busca descobrir quem é o misterioso serial killer conhecido como “Zodíaco”. A narrativa enigmática prende o expectador do começo ao fim, com um suspense de primeira linha. Um dos melhores filmes do gênero nos últimos 10 anos.
Além disso, Zodíaco conta com um grande elenco, incluindo Robert Downey Jr, Mark Ruffalo e o já citado Gyllenhaal. Apesar de não ter concorrido a muitos prêmios, o filme foi indicado a Palma de Ouro de Cannes.

Trailer:





3° O Curioso Caso de Benjamin Button (2008)


Baseado em um conto do famoso escritor F. Scott Fitzgerald, o filme conta a história de um homem (Brad Pitt) que nasce velho e vai se tornando mais jovem ao longo do tempo. Sua natureza fantástica, aliada a um visual impressionante e grandes atuações fizeram do longa um grande sucesso. Fazendo o se tornar um dos filmes com mais indicações na história do Oscar, 13, tendo vencido em 3, melhores efeitos especiais, melhor direção de arte e melhor maquiagem. O Curioso Caso de Benjamin Button marcou a primeira indicação de Fincher ao prêmio de melhor diretor da academia.

Trailer:






2° Seven (1995)


Foi o primeiro grande sucesso do diretor e marcou o início da parceria com Brad Pitt, repetida em Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button. O filme narra a investigação realizada pela dupla de policiais vividos por Pitt e Morgan Freeman, que estão atrás de um misterioso serial killer que baseia seus crimes nos sete pecados capitais.
O grande roteiro e a maneira brilhante que foi conduzido por Fincher fizeram de Seven um sucesso, rendendo-lhe uma indicação ao Oscar de melhor edição e ao BAFTA de melhor roteiro.

Trailer:






1° Clube da Luta (1999)


Citado frequentemente em listas dos melhores filmes de todos os tempos, Clube da Luta já figura como um dos maiores clássicos do cinema. Baseado no livro homônimo, o longa conta a história de um homem frustrado com o seu emprego formal e sua vida sem graça regada a consumismo. Após conhecer o descolado Tyler Durdeen, ele decide criar um clube clandestino de luta.
Recheado de críticas sociais e referenciais filosóficas, o filme também abusa do humor negro para criar uma história interessantíssima. Sem falar das grandes atuações dos protagonistas, Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonhan Carter, que enriquecem ainda mais o longa.
Além da sua inegável qualidade cinematográfica, Clube da Luta se tornou um verdadeiro fenômeno da cultura pop. Quem nunca citou as famosas regras do Clube da Luta?

Apesar de tudo isso, o filme foi um fracasso de bilheteria, muito por conta de uma publicidade negativa a respeito da violência do longa. Clube da Luta só foi reconhecida pela crítica e pelo grande público posteriormente com o lançamento do DVD.


Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário