sexta-feira, 27 de maio de 2016

Os 5+: Filmes de Guerra


Desde as guerras da Roma antiga até a recente guerra do Iraque, os conflitos bélicos sempre foram bastante abordados pelo cinema. Devido a abundância de filmes dessa temática existe uma grande quantidade de bons longas de guerra. Decidimos, portanto, fazer uma lista com os melhores na nossa opinião.
A regra utilizada para a elaboração dessa lista foi de se considerar apenas filmes que se passem predominantemente no campo de batalha e que tenham foco nos soldados. Sendo assim, ficaram de fora grandes filmes que não se encaixam nesse critério, como: A Lista de Schindler, O Pianista, O Menino do Pijama Listrado, A Vida é Bela e Franco Atirador.





5° Pecados de Guerra (1989)


Dirigido por Brian De Palma e protagonizado por Michael J. Fox e Sean Penn, Pecados de Guerra se passa no Vietnã e conta a história de um soldado americano (Fox), que se vê tendo de confrontar sozinho o seu próprio comandante (Penn), que sequestra uma garota vietnamita para servir de escrava sexual para todo o batalhão.
O filme tem um ar bem pesado, e aborda até que ponto o ser humano se torna selvagem em situações extremas. Com destaque para as grandes atuações de Michael J. Fox, que mostra que funciona muito bem também em dramas, e para Sean Penn, que convence bastante no papel de um sargento surtado e totalmente sem limites.

Trailer:








4° Glória Feita de Sangue (1957)


Dirigido por Stanley Kubrick e protagonizado por Kirk Douglas, o filme se passa durante a primeira guerra mundial, e aborda as consequências políticas de um ataque suicida francês aos alemães. O longa é considerado um dos melhores trabalhos de Kubrick e conta com uma clara e inteligente mensagem antibélica. Além disso, possui uma das melhores cenas de batalha do cinema, quando os franceses atacam os germânicos logo no início do filme.

Trailer:








3° Apocalypse Now (1979)


Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme se passa na guerra do Vietnã e conta a história do militar membro do grupo de operações especiais Benjamin Willard (Martin Sheen), que é incumbido de encontrar e assassinar o Coronel Kurtz (Marlon Brando), um desertor do exército americano que agora comanda o seu próprio exército nos confins das selvas asiáticas.
O filme foi extremamente aclamado pela crítica, tanto pela sua qualidade técnica e dramática, quanto pela dificuldade de ser realizado. O longa demorou mais de 3 anos para ser finalizado, devido a cenários caros que foram destruídos pelo mal tempo, além de problemas com o orçamento que foi várias vezes estourado devido à demora para a finalização. Outros fatos curiosos que complicaram a realização do filme, foram o ataque cardíaco que o ator Martin Sheen sofreu durante as gravações, e o fato de Marlon Brando se apresentar no set muito acima do peso e sem decorar as suas falas.
Apocalipse Now ganhou a Palma de Ouro de Cannes, além de ter vencido 3 Globos de Ouro e 2 BAFTAS.

 Trailer:





2° Platoon (1986)


Escrito e dirigido por Oliver Stone, Platoon se passa durante o a guerra do Vietnã, e é narrado através dos olhos do soldado Chris (Charlie Sheen), um jovem idealista de boa condição social que decide se alistar voluntariamente. Durante o confronto Chris acaba conhecendo os sargentos Barnes (Tom Berenger) e Elias (Willian Defoe), que tem uma rixa entre si.
O filme foi um grande sucesso de crítica, tendo vencido 4 Oscars: melhor filme, melhor diretor, melhor som e melhor montagem. Além de vencer 3 Globos de Ouro, 2 BAFTAS e um Urso de Prata do Festival de Berlim.
 O filme conta ainda com um elenco de peso, com os já citados Charlie Sheen, Tom Berenger e Willian Defoe, além de Forest Whitaker e Johnny Depp, ainda em começo de carreira.

Trailer:






1° O Resgate do Soldado Ryan (1998)


Dirigido por Steven Spielberg, e estrelado por Tom Hanks e Matt Damon, O Resgate do Soldado Ryan se passa durante o ataque dos aliados na Normandia na segunda guerra mundial, e conta a história de um grupo de soldados, liderados pelo Capitão John Miller Jr. (Tom Hanks) que tem como missão resgatar o soldado James Francis Ryan (Matt Damon).
O filme consegue o difícil feito de mesclar muito bem as cenas de ação no campo de batalha com as cenas de drama dos soldados, e é definitivamente o longa de guerra mais competente nesse aspecto. Além disso, O Resgate do Soldado Ryan conta com um dos começos mais eletrizantes da história do cinema, durante a batalha do dia D, que além do ritmo alucinante usa muito bem o recurso da câmera lenta e do silêncio. Tal recurso, que foi amplamente utilizado pela maioria dos filmes de guerra que vieram depois.

O longa foi um grande sucesso de público e crítica, tendo arrecadado mais de 480 milhões de dólares, além de ter vencido 5 Oscars, nas categorias melhor diretor, fotografia, edição, edição de som e mixagem de som. O filme ainda venceu 2 Globos de Ouro e 2 BAFTAS. 

Trailer:








Nenhum comentário:

Postar um comentário