quinta-feira, 5 de maio de 2016

Maus



Maus é uma HQ escrita por Art Spiegelman, e publicada entre 1986 e 1991. O autor narra a história real de seu pai, Vladek Spiegelman, um judeu polonês que sobreviveu ao holocausto na segunda guerra mundial. Ao mesmo tempo em que narra a luta de seu pai pela sobrevivência, Artie Speigelman também é personagem da sua própria HQ. Seu processo criativo para a criação da história e sua complicada relação com o pai são mostrados nos quadrinhos. Em Maus, temos duas linhas narrativas, o passado do pai de Art durante o holocausto na Polônia, e o presente, quando é mostrado o autor entrevistando o seu pai sobre os eventos da guerra, ao mesmo tempo em que tem que lidar com uma difícil relação com o mesmo e com os seus conflitos internos, devido a morte da mãe que se suicidou e da culpa por expor os dramas da família na HQ. Posteriormente há ainda uma breve terceira linha narrativa que se passa após a publicação de Maus, e conta como o Spiegelman lidou com o sucesso e a culpa da publicação da HQ.

Maus conta ainda com outro elemento interessantíssimo, o antropomorfismo. Na história cada grupo étnico é representado por um determinado animal: os judeus são ratos, os alemães são gatos, os poloneses são porcos e os americanos são cachorros.  Cada animal carrega todo um simbolismo desses grupos na segunda guerra. Os judeus são representados como ratos por serem altamente numerosos em toda a Europa, e serem vistos pelos nazistas e por boa parte dos europeus como seres imundos e inferiores. Já os alemães são os gatos, por serem os predadores naturais dos ratos. Enquanto os poloneses são retratados como porcos por terem em geral um forte sentimento antissemita e pelo porco ser um animal relativamente fraco no reino animal, assim como a Polônia era um país fraco comparado as potências militares da segunda guerra. Por fim temos os americanos simbolizados como cachorros, principalmente devido ao fato de cachorros e gatos serem inimigos, assim como os EUA e a Alemanha naquela época.

Apesar de ser uma obra sobre o holocausto escrita por um judeu, Maus se diferencia da maioria das obras sobre o tema ao não retratar os judeus apenas como “coitadinhos”. Spiegelman aborda e muito o sofrimento do povo judaico, no entanto também mostra uma faceta mais obscura dos judeus, sendo que o próprio pai do autor é quase um retrato perfeito do estereótipo do judeu (mão de vaca, mesquinho, racista e bom comerciante). Isso se aplica igualmente aos outros grupos étnicos, como os poloneses, que apesar de serem mostrados majoritariamente como “porcos”, também possuem uma certa bondade e compaixão em alguns momentos da história. Em suma, Maus é quase um retrato jornalístico do holocausto em forma de HQ, com uma alta dose de realismo, com personagens muito humanos apesar de serem representados por animais.

Quanto ao que diz respeito ao traço de Spiegelman, seu desenho não é nada exuberante, pelo contrário, é bem simples. No entanto é muito cru, as imagens são muito fortes e conseguem passar bem o horror da guerra. Apesar da simplicidade no traço, o autor é muito criativo na hora de compor as imagens, como por exemplo quando Vladek coloca uma máscara de porco para se disfarçar de polonês, ou quando vemos o autor tendo um bloqueio criativo na hora de fazer a HQ e os papéis jogados no chão são vários ratos queimados. Há ainda o fato da HQ ser em preto e branco, o que acaba conferindo um ar ainda mais sombrio a história.

Por fim, Maus é considerada uma das maiores obras da história da literatura mundial, não só apenas da história dos quadrinhos. Tanto é que em 1992 a HQ recebeu o prêmio especial Pulitzer, reconhecimento máximo nas áreas de jornalismo, literatura e música. Maus foi a primeira HQ a receber tal honraria e revolucionou de vez o mundo dos quadrinhos, criando um novo segmento que mistura autobiografia e jornalismo a linguagem quadrinesca. Spiegelman influenciou outros autores como Marjane Satrapi que escreveu Persépolis e Joe Sacco conhecido por obras como Palestina e Uma História de Sarajevo. Portanto, para gostar de Maus não é preciso ser necessariamente fã de quadrinhos, fãs de literatura também irão gostar da HQ. Se você gosta de histórias altamente reais e impactantes Maus é uma excelente pedida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário