terça-feira, 31 de maio de 2016

Os 5+: Darren Aronofsky



Conhecido pelos seus dramas densos que abordam questões profundas como o existencialismo e a psique humana, Aronofsky é sem dúvida um dos diretores mais talentosos dos últimos anos. Além da temática pesada e reflexiva, o diretor é famoso pela imersão que proporciona aos expectadores, através das trilhas sonoras angustiantes, e da sua marca registrada, o hip hop montage.





5° Fonte da Vida (2006)


Protagonizado por Hugh Jackman e Rachel Weiz, Fonte da Vida possui três linhas narrativas: Na espanha da época colonial, um conquistador é mandado por sua rainha para buscar a fonte da vida eterna nas selvas da américa do sul. Enquanto isso nos dias de hoje, um médico pesquisa uma forma de salvar a sua esposa que sofre com um câncer em fase terminal. Por fim, também é mostrado um homem que vive dentro de uma espécie de bolha no espaço, que tem como única companhia uma misteriosa árvore mística.
Este é sem dúvidas o filme mais difícil de se entender do diretor. Apesar de não possuir uma interpretação fechada, em suma o longa trata sobre o sentido da vida, existencialismo, amor e obsessão.

Trailer:







4° O Lutador (2008)


O filme conta a história de um veterano lutador de wrestling (Mickey Rourke), que luta para voltar aos seus dias de glória nos ringues, ao mesmo tempo em que tenta se reaproximar de sua filha e começa um romance com uma stripper.
O Lutador tem um tom bem melancólico e triste e apesar de não ser tão profundo quanto os outros filmes do Aronofsky, é uma obra com bastante peso dramático. O longa foi muito bem recebido pela crítica, tendo vencido o Leão de Ouro do Festival de Veneza, além de 2 Globos de Ouro e 1 BAFTA.

Trailer:





3° Pi (1998)


Pi marcou a estreia de Aronofsky como diretor, e logo no seu primeiro trabalho já podemos ver algumas características marcantes do cineasta, como o hip hop montage e a temática psicológica. No longa é contada a história de Max, um gênio da matemática que busca encontrar um padrão numérico universal que explicaria diversos acontecimentos do mundo. A fotografia em preto e branco, a grande a atuação do protagonista (Sean Gullette), e o roteiro e a direção inovadora de Aronofsky chamaram a atenção da crítica. Pi foi premiado em vários festivais de cinema em todo mundo, tendo vencido o importante Sundance Film Festival, famosa premiação para cineastas iniciantes.

Trailer:





2° Cisne Negro (2010)


Cisne Negro é o filme mais conhecido e aclamado do diretor. Tendo sido indicado a 5 Oscars e vencido na categoria de melhor atriz, Natalie Portman. O longa conta a história de uma bailarina (Portman), que fica obcecada por interpretar perfeitamente o papel do cisne negro no balé o Lago dos Cisnes. O filme aborda muito bem o tema da obsessão, através de interessantes alegorias psicanalíticas. Some ainda a brilhante atuação de Natalie Portman e temos, portanto, um verdadeiro clássico do cinema moderno.

Trailer:






1° Réquiem Para um Sonho (2000)


Logo em seu segundo filme, Aronofsky já chamou a atenção do grande público com uma obra extremamente original e impactante. Réquiem para um sonho aborda o tema do vício e mostra como ele pode gradativamente destruir a vida das pessoas. O filme se notabilizou pelo seu aspecto sensorial, o diretor consegue com louvor colocar o expectador no lugar dos personagens e fazê-los sentir a mesma angustia dos mesmos. Através da trilha sonora agoniante e do uso do hip hop montage, Aronofsky transforma Réquiem Para um Sonho em uma verdadeira experiência de imersão, perturbadora e desconfortável, mas muito bem orquestrada e admirável.
O filme conta ainda com grandes atuações, de Jared Leto, Marlon Wayans e Jennifer Connely, mas principalmente de Ellen Burstyn, que apresenta além da impressionante transformação física uma das interpretações mais viscerais da história do cinema. A atriz foi indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao SAG pelo papel.

Trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário